quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Se o paciente não vai ao médico, o médico vai até o paciente

A cidade irá contar com 13 equipes do programa Estratégia de Saúde da Família

Texto: Dine Estela | Fotos: Felipe Bragança

Quando o paciente não pode ir ao médico, o mesmo vai até o paciente. Assim é o trabalho de busca ativa das equipes da ESF – Estratégia de Saúde da Família, mais conhecida como Programa de Saúde da Família financiado pelo Governo Federal. O atendimento é realizado através da marcação feita por um agente que visita os moradores em sua residência e caso o paciente esteja acamado, o médico o visita, pelo menos duas vezes ao mês.  Na unidade o conforto deve ser mantido e sendo assim, o Secretaria Municipal de Saúde de Queimados está realizando uma rotina de reformas e ampliações em todas os pólos. A ESF do bairro Vila Americana foi entregue pelo prefeito Max Lemos e a secretária de saúde, Dr.ª Fátima Cristina, à população, na tarde desta terça, 30/10 com a presença de várias autoridades locais e comunidade. Queimados conta hoje com 10 equipes do Programa.
O prefeito Max Lemos comemorou a reforma da unidade e lembrou de outras obras que foram feitas nas imediações. “Temos que agradecer aos nossos parceiros, porque além da reforma da unidade, contamos com nossos parceiros no Estado para a construção da escola mais moderna da Baixada no Parque Santiago, aqui na região além do saneamento e pavimentação das ruas do entorno. Claro que não deu para fazer tudo ainda, mas vamos fechar o nosso mandato com cerca de 500 ruas pavimentadas”, destacou.

A Secretária de Saúde, Dr.ª Fátima também ressaltou outras obras na saúde que serão entregues ainda neste semestre graças às parcerias. “Temos muita sorte de ter um prefeito sensibilizado com a saúde da população, por conta disto, temos conseguido grandes feitos nesta área como a construção do primeiro centro especializado no atendimento à mulher que é um grande orgulho para mim, além da construção de 12 postos de saúde e implantação de mais 3 pólos de ESF. Temos muitas obras para entregar ainda este ano para a população”, elencou.
A ESF Vila Americana conta pediatra, dentista, clínico geral, aplicação de vacinas, coletas de sangue e preventivo, palestras sobre a saúde da mulher na própria unidade, além das visitas domiciliares feitas pelo médico cubano Dr.º Jorge Luiz contratado pelo Programa Mais Médicos. Segundo a diretora administrativa e enfermeira da unidade, Emanuele Maria, o pólo atende a uma média de 60 pacientes por dia. “A maioria é agendada pelo agente que visita suas casas, mas realizamos alguns encaixes, nos casos de mal súbito”, informou. A ESF também conta com três dentistas e realiza cirurgias de Siso. A unidade funciona à Rua Antônio Luziario, 1689, Vila Americana. Telefone: 3699-3303

Rotinas da ESF Vila Americana:
A unidade conta diariamente com 1 clínico geral e 1 pediatra e duas vezes no mês um médico visita os pacientes acamados em suas residências. As 4ª feiras são realizadas as coletas de preventivo e de 2ª a 6ª é feita a vacinação pela manhã e à tarde, não precisa agendamento prévio.  De 15 em 15 dias um técnico do laboratório visita a unidade para realizar a coleta de sangue com marcação prévia. Os dentistas atendem as 4ª e 6ª com consultas normais e às 5ª - cirurgias de siso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.