quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Inconfidência e Santa Rosa entram no combate ao câncer de próstata

Programação do Novembro Azul orienta sobre a necessidade de prevenção da doença

Fotos: Luiz Ambrósio | Texto: Camila de Paula | Colaboração (reportagem): Luiz Ambrósio

Para evitar que a população de Queimados negligencie a prevenção ao câncer de próstata, a prefeitura está promovendo ações educativas a todo vapor, através da Secretaria Municipal de Saúde. Nesta quarta-feira (26), a equipe do Programa Saúde do Homem, vinculado à Vigilância em Saúde promoveu uma série de atividades nas unidades ESF - Estratégia de Saúde da Família dos bairros Inconfidência e Santa Rosa. Acabar com o preconceito e desmistificar a necessidade de fazer o exame preventivo no combate ao câncer de próstata foi o objetivo da palestra realizada pelo Coordenador do Setor Técnico de Saúde do Homem, Douglas Pessanha. A ação faz parte da Campanha Novembro Azul, que teve inicio na última segunda-feira (24), na Praça Nossa Senhora da Conceição, e passou pela E. M. Professor Ubirajara Ferreira, no Jardim Excelsior, nesta terça-feira (25).

Além da coleta de exames de sangue antígeno prostático (PSA), foram feitas atividades de orientação intituladas Sala de Espera – com Informações sobre cuidados e prevenção ao público masculino e Café da Manhã com Bate Papo. A secretária municipal de saúde Dr.ª Fátima Cristina, alerta sobre a importância de exames complementares no diagnóstico e tratamento da doença: "O PSA que pode ser feito na Rede Municipal, não elimina a necessidade do toque na Próstata para o acompanhamento do crescimento da mesma, e, em alguns casos a realização de ultrassonografias da Bolsa Escrotal que também pode ser feita na própria Rede e a Transretal, regulada para hospitais conveniados. Com a criação da Coordenação de Atenção à Saúde do Homem, esperamos ampliar o atendimento aos homens que, por natureza procuram menos a ajuda médica",  explicou.

Para o aposentado Waldemar Guilherme, de 75 anos, morador de Santa Rosa, a proximidade facilita a adesão da população. “Há cinco anos eu não fazia o exame. Agora que tem no posto mais próximo da minha casa, dá para fazer a cada seis meses. É do nosso interesse deixar a saúde em dia”, aprova. Outro morador de Santa Rosa, Arnaldo Ferreira da Silva, de 40 anos, aprovou a iniciativa próxima de sua residência. “Se não fosse pela minha esposa eu não viria aqui fazer o exame. A gente costuma deixar sempre para depois, mas com o posto aqui pertinho fazendo fica melhor, vou até avisar para os amigos”, destacou.


Cores alertam contra a doença

Ao entrar na cidade de Queimados, é possível observar que a decoração de luzes, mudou de cor. Ao trocar o rosa pelo azul, as Secretarias Municipais  de Serviços Públicos e  Saúde querem lembrar a todos e todas, a importância de se prevenir contra uma doença que mata 1 a cada 36 homens no mundo. Segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 68 mil casos de câncer de próstata foram registrados no período de 2011 a 2012. O tipo de câncer é o segundo que mais atinge a população masculina, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. O estudo índica ainda que a doença atinge 11% da população.

Prefeito Max Lemos abre campanha de prevenção na cidade

O prefeito Max Lemos foi o primeiro a lançar a campanha em suas redes sociais com uma mensagem de incentivo ao diagnóstico precoce da doença: "Estamos no Novembro Azul, um mês mundial de Combate ao câncer de próstata. Essa é uma campanha séria de conscientização dirigida aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. Façam o exame porque homem que é homem se cuida." alertou.

Os exames de antígeno prostático (PSAs) devem ser feitos a partir dos 40 anos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs). O Programa Saúde do Homem fica no prédio da Vigilância em Saúde (Avenida Irmãos Guinle, n° 673 – Centro). Informações pelo telefone: (21) 2665-5815. Os endereços das unidades estão dispostos no site da prefeitura (http://www.queimados.rj.gov.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.