quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Parque Valdariosa ganha mutirão de limpeza

Texto: Camila de Paula | Fotos: Felipe Bragança

Respeitando a máxima “a união faz a força”, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SESP), atuou em parceria com o projeto #MaisValdariosa, em prol da conservação do complexo condominial. A ação aconteceu através do coletivo formado pelo Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal, que engloba entidades como o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), o Instituto de Estudos de Trabalho e Sociedade (IETS) e os próprios moradores do Parque Valdariosa. Dentro de uma extensa agenda de atividades, a atuação da última quarta-feira (12) consistiu em realizar um verdadeiro mutirão de limpeza que contou com uma equipe da SESP de 20 homens, dois caminhões e uma máquina, que vão permanecer até hoje (sexta, 14) no complexo, quando termina esta etapa.

A medida faz parte do projeto de Educação Ambiental, que visa sensibilizar a população local a adotar práticas responsáveis de consumo e descarte de lixo. Este é um dos braços do coletivo criado pelo IETS, que tem, também, projetos de paisagismo a serem executados (Coletivo Verde&Arte, de transformação de espaços de convívio social), de atividades lúdicas (Encontros com Alegrias, atores e palhaços estimulam o debate e reflexão entre moradores), de grafite (Projeto Grafite, cultura do grafite como forma de promover a consciência de preservação da propriedade), contra a violência à mulher (Protagonismo da Mulher), cultural (aquisição de equipamentos de cinema) e de Gestão Condominial, a fim de contribuir para um melhor desempenho dos síndicos na gestão.

O Secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos, Rogério Brandi, apóia e enaltece a iniciativa. “É muito bom ver uma projeto sendo bem executado e mudando a vida das pessoas, esta é a principal preocupação da gestão do prefeito Max Lemos, é por isso que, de nossa parte, eles têm todo o apoio para ações como estas. Estamos à disposição”, expôs. A moradora e síndica do local, Aline Amorim, estava em clima de colaboração com os outros moradores do prédio. “Nós, como cidadãos, temos que valorizar nosso espaço e cuidar, não adianta ficar de braços cruzados reclamando e não meter a mão na massa”, disse a síndica.  

Além da ajuda da equipe da SESP, o mutirão, assim como uma ação contínua de educação ambiental, conta com a presença das duas lideranças de Jardim Gramacho e ex-catadoras do Lixão, Maria Rosinete dos Santos e Alexandra Viana, responsáveis pela Coop Jardim e representantes do Movimento Nacional dos Catadores. Elas mobilizaram a população para o mutirão e já vêm realizando um diagnóstico, onde detectaram 26 catadores nos três condomínios que compõem o complexo e pretendem capacitá-los com oficinas de reciclagem com o material recolhido de limpeza. “A receptividade aumenta na medida em que o projeto anda, mas gostamos de ver os moradores com vassoura na mão. Com dedicação e persistência sensibilizamos e promovemos mudanças”, destacou Rosinete. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.