sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Prefeito congratula Agentes Comunitários Escolares

Formatura foi de alunos da rede pública capacitados para atuarem nas comunidades

Texto: Camila de Paula | Fotos: Luiz Ambrósio

Com a intenção de sensibilizar a população para o trabalho voluntário nas situações emergenciais provocadas pelas chuvas de verão, nesta sexta-feira (28), a Prefeitura de Queimados, realizou a formatura de 220 Agentes Comunitários Escolares. O projeto executado pela Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEC), em parceria com a Regional da Defesa Civil do Estado e com a Secretaria Municipal de Educação, visa à capacitação de alunos da rede municipal de ensino para orientarem e atuarem em benefício da comunidade em que vivem, nas situações de risco. Durante a solenidade, que aconteceu na quadra de esportes da Vila Olímpica da cidade, as crianças receberam um kit com mochila, camisa, colete, boné, apito e lanterna de agentes. A iniciativa faz parte do Plano de Contingência do Município que consiste em uma série de medidas de prevenção e preparação das comunidades frente aos desastres.  

O prefeito Max Lemos elogiou a iniciativa e parabenizou as crianças por fazerem parte deste corpo de atores que são fundamentais na hora do sufoco. “Pedimos a Deus todos os dias para aquela chuva forte do ano passado não se repetir, mas a chuva vem do céu e não podemos prever, só podemos nos preparar e é o que estamos fazendo. Naquela ocasião vimos todos ajudando, inclusive crianças como vocês, isso nos incentiva. Parabéns por estarem aqui assumindo essa responsabilidade, vocês serão agentes importantes na família e na comunidade”, destacou o prefeito. De acordo com o secretario municipal de Defesa Civil, Belé Brazão, as crianças são mais eficazes na hora de sensibilizar os pais. “É um projeto do Governo do Estado nos municípios afetados, funciona muito bem para chamar a atenção de toda a família para a cidadania”, explicou.

O processo de capacitação durou dois meses, toda semana uma escola recebia o projeto para uma média de 30 alunos. Ao todo foram oito turmas em sete escolas que funcionam como ponto de apoio em caso de desastres nas comunidades próximas. São elas: E. M. Professora Diva Teixeira Martins (São Simão), E. M. Washington Manoel de Souza (Morro da Caixa D’Água), E. M. Prof. Anna Maria Perobelli (Morro Azul), E. M. Waldick Cunegundes Pereira (Santa Rosa), E. M. Prof. Leopoldo Machado (Morro do Cruzeiro), E. M. Elói Dias Teixeira (Bairro Fleshman) e E. M. Dr. Cledon Cavalcante (Morro da Paz), que foi a primeira receber o curso para crianças do 4º ano do ensino fundamental, de 10 a 12 anos.

A secretária municipal de Educação, Mirian Mota, também parabenizou as crianças. “Vocês estão preparados para ajudarem, não só as suas famílias, como também toda a comunidade. Parabéns, vocês também fazem parte desta ‘tropa de elite’ da Defesa Civil”, elogiou. Já o coordenador regional da Defesa Civil da Baixada, representando o Estado, Tenente Coronel Oliveira Freire, elogiou o município pela atuação. “Vocês são o futuro da Defesa Civil no município. Tivemos ocorrências ano passado que serviram de ensinamento, é bonito ver uma cidade se preparando dessa forma. Amanhã Queimados, junto com os outros 91 municípios do Estado estará, ao mesmo tempo, realizando um simulado de emergência”, acrescentou.

O evento também contou com professoras e coordenadoras das escolas participantes, outras sete voluntárias da Defesa Civil, com o subsecretário municipal de Defesa Civil e coordenador do projeto, Major Neves, com o diretor de projetos da SEMDEC e monitor do curso, Tarcísio Brasileiro, com o coordenador de projetos especiais da SEMED, Professor Ângelo Serafim, e com os secretários de Esporte e Lazer, Professor Luiz Carlos Monteiro, de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, Ribamar Dadinho, além de mães de alunos.

Para a comerciante Elisângela de Paula, de 38 anos, é um orgulho ver a filha, Ritielle Rosa Teixeira, aluna da E. M. Prof. Leopoldo Machado, engajada no projeto. “Ela sempre foi ágil e disposta a participar de tudo, já era uma mão na roda na hora do sufoco, imagina agora que tem conhecimento? Muito bom ver a minha filha aprendendo coisas boas. Ela já deu várias dicas para todo mundo lá em casa, tenho certeza que vai influenciar todo mundo e saber exatamente o que fazer se algo acontecer lá na nossa comunidade”, exprimiu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.