quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Queimados terá dia Dia “D” contra o Sarampo e Poliomielite neste sábado

Texto: Dine Estela | Fotos: Luiz Ambrosio

A Secretaria Municipal de Saúde de Queimados começa neste sábado, 08/11, sua campanha ostensiva contra a Poliomielite e o Sarampo, seguindo o calendário nacional, previsto para acontecer bi anualmente. Excepcionalmente neste sábado, considerado o dia “D” da campanha, todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e ESF (Estratégias de Saúde da Família) estarão abertas das 8h às 17h.  Vale ressaltar, que a ESF do bairro Tricampeão foi transferida para a Clínica da Família do bairro São Jorge, Estrada Padre José de Anchieta, s/nº, Bairro São Jorge. A Coordenação de imunização também estará com uma equipe extra na Praça Nossa Senhora da Conceição, no mesmo horário. Nos outros dias, as unidades de saúde atenderão de segunda à sexta das 8h Às 17h. A campanha nacional será realizada em Queimados até o dia 28 de novembro.

Podem fazer uso da vacina contra a poliomielite, crianças dos 6 meses aos 4 anos e 11 meses anos e sarampo, crianças de 1 a 4 anos e 11 meses. A vacina contra o seguimento do sarampo, também conhecida como tríplice viral, previne também contra a Rubéola e Caxumba. As crianças de 1,5 ano estarão recebendo esta dose de reforço, informou a coordenadora de imunização, Ana Mascarenhas. “É importante que os pais ou responsáveis levem a caderneta de vacinação para possíveis atualizações destas vacinas”, alertou.
Segundo a secretária de Saúde, Dr.ª Fátima Cristina, o "Dia D", visa manter elevada a cobertura vacinal contra estas doenças. “Desde o ano passado que a dose de reforço da Tetra viral entrou para o calendário de rotina de imunizações da cidade, logo, as crianças nascidas até junho de 2013 precisam receber esta dose”, explicou.

Objetivos da Campanha contra a Poliomielite
O objetivo da campanha contra a Poliomielite é manter a cobertura vacinal de forma homogênea em todos os municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da doença no país, garantindo assim, a condição de país certificado internacionalmente para a erradicação. A aplicação da vacina oral (gotinhas) favorece a proteção coletiva, por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente. A meta mínima é vacinar 95% da população alvo (10.936 crianças aproximadamente no país) de forma indiscriminada. Em Queimados a média deve chegar a 2 mil crianças.

Contra-indicações:

Não há contra-indicações absolutas à vacina contra a poliometite, evitando-se, no entanto, a vacinação de crianças nas seguintes situações: portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38ºC, hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, a exemplo da estreptomicina ou eritromicina, que já tenham apresentado qualquer reação anormal à vacina, com deficiência imunológica devido a tratamentos imunossupressores ou de outra forma adquirida ou com deficiência imunológica congênita, com histórico de paralisia flácida associada à vacina, após doses anteriores e crianças que estejam em contato hospitalar ou domiciliar com pessoas imunodeprimidas.

Objetivos e Metas da campanha contra o Sarampo
O objetivo desta campanha é o de resgatar menores de cinco anos, ainda não vacinados e corrigir a falha primária da vacinação contra o sarampo e a rubéola, visando a manutenção do estado de eliminação da doença no país. Vale ressaltar, que a ocorrência de surtos em várias partes do mundo constitui uma ameaça para a eliminação, além da circulação endêmica desse  vírus em países como África, Ásia e Oceania. Até agosto de 2014 foram reportados 123.978 casos da doença no Brasil, enquanto nos outros países,foram registrados 179.801 mil.

Contra-indicações:
As vacinas tríplice viral e tetra viral são contra-indicadas nas seguintes situações: anafilaxia à dose anterior, em crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida. Na exposição ao vírus selvagem, avaliar riscos e benefícios individuais. HIV em vigência de imunossupressão grave (CD4 15%). Crianças que estiverem utilizando corticóides em doses imunossupressoras devem ser vacinadas com intervalo de pelo menos 1 mês após a suspensão da droga. As que estiverem fazendo uso de quimioterapia antineoplástica só devem ser vacinadas 3 meses após a suspensão do tratamento. Transplantados de medula óssea recomenda-se vacina com intervalo de 12 a 24 meses após o transplante para a primeira dose..

Unidades abertas neste sábado 8/11 e durante a semana até 28 de novembro
UBS - Unidade Básica de Saúde Fazendinha
Endereço: Rua da Conquista, s/ nº - Distrito Industrial – 2663-1424
UBS - Unidade Básica de Saúde Júlio Barros
Endereço: Rua da Caixa D’água, s/nº - Paraíso – 3778-8430
UBS - Unidade Básica de Saúde Belmira Vargas
Endereço: Rua da Batalha, 31 – Roncador – 3699-2228
Centro Médico da Pedreira
Endereço: Rua Patativa, s/nº - Nova Cidade – 2665-3566/3599 – 2779-9177
ESF - Estratégia de Saúde da Família Valdariosa
Endereço: Rua Dagmar Cardoso Barbosa, 215 – São Silvestre – 2665-8633
ESF - Estratégia de Saúde da Família Vila Americana
Endereço: Rua Antônio Luziario, 1689 - Vila Americana – 3699-3303
ESF - Estratégia de Saúde da Família Jardim da Fonte
Endereço: Rua Tomas Pereira, s/nº - Jardim da Fonte – 3698-1606 
ESF - Estratégia de Saúde da Família Belmonte I
Endereço: Estrada Campo Alegre, 364 - Belmonte – 2665-8491
ESF - Estratégia de Saúde da Família Vila Central
Endereço: Rua Estocolmo, s/nº - CIEP 344, Vila Central – 3699-3073
ESF - Estratégia de Saúde da Família Tricampeão passou para a Clínica de Saúde da Família no bairro São Jorge (Estrada Padre José de Anchieta, s/nº).
ESF - Estratégia de Saúde da Família Santo Expedito
Endereço: Rua Olegário Dias, s/nº - Santo Expedito – 3699-3073 – 2665-4242
ESF - Estratégia de Saúde da Família Inconfidência
Endereço: Rua Jorge Hilário Santos, 28 - Inconfidência – 2779-7204
ESF - Estratégia de Saúde da Família Santa Rosa
Endereço: Rua Lajeado, 35 - Santa Rosa – 2663-3755 – 2665-4242
ESF - Estratégia de Saúde da Família Jardim Queimados
Endereço: Travessa Campo Alegre, 364 - Jardim Queimados – 2665-8491

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.