terça-feira, 11 de novembro de 2014

Tomaraquidê em Queimados neste sábado

Projeto Circo Baixada fará participação especial com apresentações circenses

Texto: Dine Estela | Fotos: divulgação
Queimados recebe neste sábado, 15 de novembro, a peça Tomaraquedê, às 19h, na Praça dos Eucaliptos. A peça é um projeto de três artistas que chegam em um ônibus com cara de trem e  o próprio veículo torna-se palco, inclusive para a participação da plateia. O grupo faz  mágica, números cômicos, dança, canta, recita poemas e conta histórias. O projeto é realizado pela lei de incentivo Federal, as apresentações acontecem em praças públicas e sem cobrança de ingresso. Em Queimados o projeto será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a MRS – Logística que está se instalando no município.
Segundo a subsecretária adjunta, Michelle Langer, a peça foi um presente da MRS Logística, através da Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à cultura). “Assim que a empresa dei início ao processo de instalação em Queimados, nós apresentamos nossas demandas culturais, esta peça, por exemplo, está sendo patrocinada pela empresa com a participação especial do projeto Socioeducativo - Circo Baixada que trabalha com crianças em situação de risco. Esse projeto vem de encontro às determinações do prefeito Max Lemos e do secretário de cultura, Marcelo Lessa, que é o de oferecer a maior variedade de cultura para a população”, explicou.  

Para o diretor Claudio Thebas, um dos idealizadores, a participação popular diante do show é o ponto principal: “Mais importante do que o espetáculo em si, é a mobilização das pessoas, à ação coletiva na recriação do espaço público. Transformando uma rua, não estamos também transformando a cidade?”, avaliou.  Além dos grupos de artistas da cidade, como cantores, dançarinos, alunos de academia ou capoeira, aprendizes de teatro, amigos de escola, também participam cidadãos que estão passando pela rua e que desejem se expressar, ser compreendidos ou percebidos. Esta é a segunda edição do projeto, que já passou por 19 cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo no segundo semestre de 2012 e 2014.

 O Espetáculo
Através de mágicas, números cômicos e música ao vivo, três charlatães de rua: Marabá, Bristol e Majestic, apresentam seu espetáculo de variedades. Durante a apresentação, artistas da cidade são convidados a mostrar seus talentos. Um violeiro, um coral de crianças, uma senhora que canta, alguém que queira recitar um poema ou contar um caso. Elenco: Álvaro Lages, Chris Belluomini e Claudio Thebas. Direção: Claudio Thebas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.