segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Bloco do Ganso e Corte Momesca fazem alegria dos foliões

Tarde de segunda de carnaval tem quase 500 pessoas na rua e sambas-enredos antigos

Texto: Camila de Paula | Fotos: Ian Marlon

Chuva e trovoadas não são impedimentos para a alegria do folião queimadense. Além dos shows na Praça dos Eucaliptos, a cidade conta com mais de dez blocos tradicionais que arrastam multidões na cidade, consolidando o carnaval mais animado da Baixada Fluminense. Nesta segunda-feira (16) foi a vez do “Bloco do Ganso”, que lotou a Rua Avaré, no centro, e teve a presença da Corte Momesca animando e abrilhantando a tarde com muito samba no pé da Rainha Valéria Araujo e da Musa do Carnaval, Elaine Rodrigues. Além das beldades, o bloco também contou com a animação do Rei Momo Fabricius Santos e do “Cidadão do Samba”, Carlos André Ferreira.





O bloco animou os moradores até às 23h com marchinhas e sambas-enredo antigos e atraiu um público de mais 400 pessoas. De acordo com o diretor do bloco que está nas ruas há 12 anos, Fabio Lemos, é uma brincadeira entre amigos organizada. “É tudo em família, com o tradicional “Caldo de Ganso” feito pela minha mãe que é cozinheira e com muito improviso na bateria. Mas existe uma organização às vésperas do carnaval e cada vez ganha mais adeptos”, ilustra. Para a doméstica Giselda do Nascimento, que participa todos os anos do bloco, a cada ano fica mais cheio, mas a cidade tem que aderir mais. “Aqui está ficando mais cheio a cada ano, mas acho que poderia ser mais. Vemos o quanto saem moradores da cidade em todos os anos para viajar ou curtir blocos de rua da zona sul, está na hora dos queimadenses valorizarem mais seus próprios blocos”, destaca.

O município vai receber os tradicionais blocos carnavalescos em vários pontos da cidade até o último dia de carnaval. Na terça (17), o Bloco “Deixa Arder” batuca na Rua Nilópolis, no bairro São Roque, às 16h, e o Bloco “Gato Mole” faz sua segunda apresentação na Rua Heloísa, às 17h, em frente ao Bar do Cezinha. A Secretaria Municipal de Cultura está ajudando nas estruturas dos desfiles. Quem vibra com este movimento sociocultural é o secretário municipal de Cultura, Marcelo Lessa: “Estamos ajudando na medida do possível com banheiros químicos, abadás, fechamento de rua e agilizamos a documentação de autorização para o desfile. Os dois últimos itens em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito e a Polícia Militar. Queremos levar aos foliões queimadenses uma festa boa, com segurança e tranquilidade”, disse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.