quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Carnaval em Queimados promete folia com segurança

Monitoramento por câmera e acesso fechado com revista individual nas entradas são alguns diferenciais deste ano

Texto: Camila de Paula | Fotos: Felipe Bragança

Para que a população de Queimados e visitantes possam curtir a folia com segurança a prefeitura do município está desenvolvendo um esquema tático de segurança consistente e integrado. O Plano de Segurança montado para a festa que acontecerá entre os dias 13 e 17 de fevereiro, na Praça dos Eucalíptos foi apresentado pela Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (SEMUSTTRAN), nesta quarta-feira (4), e contou com representantes de todas as secretarias envolvidas. Durante o encontro foi mencionado o esquema de trânsito, com tapumes fechando o local da festa e arredores, ficando apenas quatro vias de acesso com uma equipe de composta por policiais, agentes da ordem pública e conselheiros tutelares em cada entrada realizando a revista individual a cada cidadão que entrar no local, evitando a entrada de armas e drogas, entre outros utensílios proibidos, como materiais de vidro. Além disso a festa neste ano terá monitoramento por câmeras e um posto médico móvel e um posto de comando integrado com todos os profissionais de segurança envolvidos.

Para o secretário municipal da SEMUSTTRAN, Capitão Elias José, neste ano o plano de segurança está mais consistente e integrado. “Temos o apoio e diálogo com o 24º Batalhão da Polícia Militar e da 55ª DP (Queimados) muito bem estabelecidos, além da união de todas as secretarias e os servidores, conforme determinação do Prefeito Max Lemos. Estamos em estado de contribuição mútua para assegurar o melhor carnaval da Baixada”, destacou. O Plano, de acordo com o subsecretário da pasta, Capitão Prudêncio, foi elaborado em conformidade com a legislação estadual normativa para eventos, com acréscimo de metas divididas em diversas atenções, como: posto de comando e monitoramento, isolamento e controle total da área da folia, corredor de fluxo de emergência, vigilância e ações de prevenção.

O secretário municipal de Cultura, Marcelo Lessa aposta na presença e no conforto do folião  queimadense. “Estamos todos aqui reunidos para garantir que o carnaval seja uma festa familiar com muita alegria, animação e segurança”, afirmou. Lessa também assinalou que está realizando cadastramento para monitorar melhor os grupos de “Clovis” que entrarem na cidade, já que nas últimas folias foram apontados como foco de brigas.  O secretário sugeriu que fosse realizado um simulado no dia anterior ao início da folia, 12/2, onde terá apenas uma atração, conhecida como o Carnarock, para que sejam colocadas em teste as medidas de segurança e organização.

Uma unidade de saúde será montada no local do evento para prestar atendimentos de emergência. A Defesa Civil disponibilizará 10 agentes (maqueiros e socorristas) e fará com eles um treinamento especial destinado ao evento no dia 10 de fevereiro. Já a Secretaria Municipal de Ordem Pública colocará a disposição dos munícipes seis agentes e diversos voluntários para garantir a proibição da comercialização indevida de garrafas, além de impedir barracas ou isopores em locais não permitidos. Neste ano a folia também tem horário para acabar, não podendo ultrapassar o horário limite estipulado até as 3h, em nenhum bar ao redor ou barraca, com música ou qualquer programação extensiva. A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos vai fortalecer a iluminação nos arredores e no local do evento, além disso, uma equipe ficará encarregada da limpeza, todos os dias, logo após a festa.

O evento também contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Rosalino, e a equipe da pasta, juntamente com as conselheiras tutelares do município. O secretario municipal de Ordem Pública, Edmilson Gomes, e o subsecretário de Defesa Civil, Major Neves, também foram à reunião, além da subsecretária adjunta de Atenção à Saúde, Maria Bethania Pessoa, do Capitão da 24ª BPM, Fagner Nascimento, e do subchefe da 55ª DP (Queimados), inspetor Reubs Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.