sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Foliões de Queimados recebem orientação e mais de 40 mil camisinhas

Ação de prevenção contra DSTs/Aids quer conscientizar os amantes do carnaval

Texto: Camila de Paula | Fotos: Felipe de Bragança

Nesta sexta-feira (13/2) a programação oficial do carnaval da cidade dá início e a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Queimados acompanha os foliões com uma “festa de conscientização”. Com objetivo de orientar e alertar a população em tempo de folia, sobre a importância de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), a equipe da Vigilância em Saúde realizou uma ação na Praça Nossa Senhora da Conceição, distribuindo 7.200 camisinhas. Além dos preservativos masculinos e femininos, gel e panfletos informativos sobre a transmissão de doenças, a equipe também encaminhou os interessados para o teste rápido de HIV e complementou a iniciativa com outras ações educativas, como orientação para tabagismo, hanseníase e tuberculose. Também houve medição de glicose, aferição de pressão arterial e pesagem do programa Bolsa Família.

Cheia de humor, a campanha contou a técnica da Educação em Saúde, Heloísa Helena de Oliveira, distribuindo os preservativos com uma fantasia carnavalesca para chamar a atenção do público. Mais 30 mil camisinhas serão distribuídas durante o evento oficial e mais 5.228 foram dadas durante o “Baile da Terceira Idade” que aconteceu no Ginásio Poliesportivo Municipal Metodista, na última quinta-feira (12/2). A secretaria municipal de Saúde, Dra. Fátima Cristina, explica que esta é uma determinação do Prefeito Max Lemos, de conscientizar as pessoas no período da festa momesca, e alerta a população. “Estamos fazendo a nossa parte e mostrando a importância de se cuidar. Vamos usar camisinha, pessoal. A folia acaba, mas a saúde permanece!”, avisa a secretaria.


De acordo com a coordenadora do programa DST/Aids da pasta, Adriana Claudino, nessa época, a necessidade de conscientização é maior. “As pessoas curtem muito, beijam muito e namoram muito, é importante lembrá-las dos cuidados. Esta ação dá muito certo, sempre atingimos um grande público e evitamos doenças sexualmente transmissíveis no município”, destacou. A dona de casa Cristiane Lima adorou conhecer a camisinha feminina. “Recolhi várias e aprendi como usar a versão feminina, a qual nunca tinha visto. Agora meu marido tem duas opções, é só ele escolher. Além disso, vou ajudar as amigas e primas solteiras, dando algumas para elas. Meus parentes homens também não ficarão de fora, vou distribuir lá em casa, camisinha no carnaval deles!”, disse Cristiane.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.