sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Megaestrutura no carnaval de Queimados

Texto: Camila de Paula | Fotos: Luiz Ambrósio

A comissão organizadora do Carnaval de Queimados, comandada pela Secretaria de Cultura, preparou uma megaestrutura para quem vai curtir o carnaval na cidade, considerado o melhor da Baixada Fluminense. Cerca de 30 mil pessoas são esperadas diariamente pela prefeitura e diversão não vai faltar para os foliões. Mas a grande preocupação do governo, além de proporcionar alegria, é de garantir conforto e  segurança para os amantes do carnaval. Para isso a organização do evento montou uma estrutura de megaevento e um esquema de segurança reforçado. Com o tema “Na paz e na alegria, faça uma ‘selfie’ com a folia”, a festa começou na última quinta 13, e vai até terça-feira, 17, na Praça dos Eucaliptos no Centro do município. O evento começa todos os dias às 19h e vai até as  3:30h  da manhã com grandes nomes do cenário nacional.

Para o prefeito Max Lemos, este ano o grande diferencial é a integração dentro do plano de segurança. “O município está em estado de contribuição mútua, além da união de todas as secretarias e os servidores para realizar uma festa familiar, nosso diálogo com o 24º Batalhão da Polícia Militar e da 55ª DP (Queimados) está muito bem estabelecido”, destacou. O Plano, de acordo com o secretário municipal de Segurança, Transporte e Trânsito, Capitão Elias José, foi elaborado em conformidade com a legislação estadual normativa para eventos, com acréscimo de metas individuais em diversas atenções, como: posto de comando e monitoramento, isolamento e controle total da área da folia, corredor de fluxo de emergência, vigilância e ações de prevenção.

CARNAVAL EM NÚMEROS

Estrutura: O palco com 10 toneladas de estrutura, entre cenário e montagem. Mais cinco toneladas são de som e luz, com uma média de 100 pessoas trabalhando nas montagens e mais cerca de 500 pessoas em todos os setores, como atendimento médico, limpeza, segurança, assistência social, trânsito e defesa civil, entre outros. Para dar mais conforto à população 100 banheiros químicos estão à disposição. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP) credenciou mais de 50 expositores para a comercialização de comidas e bebidas dentro do local. Não será permitida a entrada de isopores grandes, exceto quantidades para consumo próprio. Cerca de 20 pessoas, entre agentes e voluntários da SEMOP circularão pela festa e farão a inspeção nos portais de entrada.

Segurança: O Plano de Segurança montado pela Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (SEMUSTTRAN) é composto por grades fechando o local da festa e arredores, deixando apenas quatro vias de acesso com uma equipe  composta por policiais, agentes da ordem pública e conselheiros tutelares em cada entrada realizando a revista individual a cada cidadão que entrar no local, evitando a entrada de armas e drogas, entre outros utensílios proibidos, como materiais de vidro. Além disso, a festa neste ano terá monitoramento por câmeras e um posto de comando integrado com todos os profissionais de segurança envolvidos. Para que a população tenha condições de voltar para casa, logo após o término do evento as linhas de ônibus trabalharam em regime especial a partir das 3h da manhã.

Atendimentos emergenciais: Duas unidades de saúde serão instaladas na rua Elói Texeira em dois pontos: em frente ao banco Itaú e ao lado da Secretaria Municipal de Cultura. Cada posto médico contará com 2 médicos, 1 enfermeiro e 2 técnicos de enfermagem e duas ambulâncias. Em cada unidade fixa ficará estacionada uma ambulância com uma equipe móvel de médico, enfermeiro e motorista à disposição. Caso necessário, as ambulâncias poderão fazer as remoções necessárias para a UPA24h de Queimados ou para hospitais de referência da área (Hospital Geral de Nova Iguaçu). Além disso 20 maqueiros estarão espalhados pela festa. A Defesa Civil também colocará a disposição da população 20 homens por dia com treinamento de abordagem inicial, transporte em maca, combate a principio de incêndio. Dez maqueiros por dia também estarão à disposição.

Limpeza e iluminação: Para garantir a folia sem sujeira, a limpeza das ruas no perímetro da festa e ruas de acesso foi realizada por 15 homens na raspagem e capina dos logradouros e na retirada de entulhos 10 homens com 2 retroescavadeiras e 5 caminhões. Após o enceramento de cada dia de folia 30 profissionais de limpeza com 2 carros pipa estarão presente para lavar e desinfetar toda área da festa. Para colaborar na segurança iluminação especial foi colocada nas ruas ao redor.do local do evento e 9 profissionais atuaram nesse trabalho com 4 caminhões, e na pintura 4 profissionais acertam os últimos detalhes. Nos dias de eventos haverá plantão com profissionais eletricistas para não ter risco de apagões, com um caminhão caçamba.

Assistência Social: Fora a presença do Conselho Tutelar (2 conselheiros por dia), a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) realizará o trabalho de identificação de crianças, evitando o desaparecimento temporário, a partir 20h. Serão 8 trabalhadores por noite nos portais de entrada, totalizando 40 trabalhadores no período de festejos. A SEMAS também colocou um bloco na rua, na última quinta-feira (12/2),  divulgando cuidados e responsabilidades durante os festejos de carnaval, além de realizar campanha contra exploração sexual. Quem perder ou encontrar crianças perdidas deverá se dirigir ao stander do Conselho Tutelar, próximo ao prédio da Secretaria de Educação atrás do palco.

Trânsito: Entre os dias 12 e 18 de fevereiro serão interditadas as seguintes vias, das 00h do dia 12 até às 10h do dia 18:
- Rua Hortência com Viaduto Rubens Lima
- Avenida Avelino Xanxão
- Rua Elói Texeira
- Rua Itabira (sendo proibido estacionar dos dois lados)
- Rua Joaquim dos Santos (sendo proibido estacionar dos dois lados ou colocar barraca e isopor, devido ao corredor de segurança)
- A Rua Aída, no trecho entre a rua Hortência e rua Regina, das 15h de 12/2 às 6h de 18/2 (sendo proibido estacionar dos dois lados). Já o trecho compreendido entre a rua Regina e rua Cecília ficará mão única das 00h do dia 12 até às 10h do dia 18, sendo proibido parar e estacionar do lado esquerdo.
- A Rua Eugênio Castanheira no trecho entre a avenida Avelino Xanxão e rua Dr. Pedro Jorge (sendo proibido estacionar dos dois lados ou colocar barraca e isopor)

Duplicação de via para o evento (das 00h do dia 12 até as 10h do dia 18)
- Avenida Dr. Pedro Jorge se tornará mão dupla entre os trechos da rua Itabira até a esquina da rua Alves.
Inversão de via para o evento (das 00h do dia 12 até as 10h do dia 18)
- Avenida Itabira terá o trânsito invertido no sentido Avenida Avelino Xanxão para a rua Dr. Pedro Jorge.

Roteiro para a chegada do evento: Rodovia Presidente Dutra, Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, Av. Olímpia Silva, Rua Mercedes, Av. Irmãos Guinle, Travessa Marques, Rua Laerte Acácio da Silva, Viaduto, Rua Hortência.

Roteiro para a saída do evento: Rua Hortência, Viaduto, Rua Laerte Acácio da Silva, Rua Mesquita, Rua Benedito Borges (antiga R. Santa Rita), Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, Rodovia Presidente Dutra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.