quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Prestação de contas da Saúde é aprovada na Câmara

Texto: Camila de Paula | Fotos: Felipe de Bragança

A Comissão Municipal Permanente de Saúde de Queimados, presidida pelo vereador Prof. Nilton Moreira, aprovou nesta terça-feira (10/2), a prestação de contas do último quadrimestre de 2014 da Secretaria de Saúde. Durante as mais de três horas de audiência de caráter público, realizada na Câmara Municipal, foram avaliados os investimentos e ações realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) neste período, conforme é previsto pela Constituição Federal. O relatório com mais de 100 páginas mostrou um aumento, em relação ao segundo quadrimestre de 2014, nos testes de HIV, Sífilis, mamografias e coletas de preventivo, além dos atendimentos domiciliares pelo programa Melhor em Casa, que foi reforçado e encorpado com nova equipe, três vezes maior do que a anterior.

Durante a audiência foi apresentado um balanço dos programas e convênios de saúde da secretaria, números de atendimentos e repasses. O município conseguiu atingir a meta de realizar o Teste do Pezinho em todas as unidades de saúde e teve um aumento na realização da maioria das vacinas, como a poliomelite (69%) e a tríplice viral (37%), além da meningite e pneumonia. Para a secretária Municipal de Saúde, Dra Fatima Cristina, o resultado é fruto de uma determinação do prefeito Max Lemos, de muito trabalho e das campanhas educativas. “A campanha ajuda muito, mas é preciso ir além para ajustar um setor que é problemático em todo o país. Temos muito a fazer, mas já temos o que comemorar em pouco tempo de gestão, como a suplementação de Vitamina A dentro das unidades, apenas 28 dos 92 municípios do estado conseguiram implementar, nosso esforço valeu a pena”, destacou a secretária.

Outro número que chamou atenção foi o aumento do atendimento no Centro Especializado do Tratamento de Hipertensão e Diabetes – CETHID, que é referência na Baixada Fluminense e atende pacientes de diversos municípios do estado. O número de atendimentos passou de 144142, no segundo quadrimeste de 2014, para 81245 no terceiro quadrimentre, chegando a um aumento de 56,36%. O setor de Saúde mental também teve um aumento de 3,8%. A audiência contou com a participação dos conselheiros de saúde, representando a sociedade civil, que fizeram suas observações sobre a apresentação dos dados e receberam as explicações dos servidores da saúde presentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.