quinta-feira, 9 de abril de 2015

Agricultura Familiar sem atravessador em Queimados

Feira da Roça atrai consumidores com produtos orgânicos

Texto: Camila de Paula | Fotos: Ailton Tinho

Em Queimados, na Baixada Fluminense, quinta-feira é dia de feira orgânica. Para promover o escoamento e produção autossustentável de agricultura familiar no município, a Prefeitura organiza a Feira da Roça, que evita a comercialização através de atravessadores e apresenta à população produtos agroecológicos a preços competitivos. Montada na Rua Elói Teixeira, junto à rampa de acesso da estação ferroviária, no Centro, às quintas-feiras, das 8h às 13h, a Feira da Roça é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura (SEDRAG) e desenvolvida através de uma parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca e apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio).

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Wilson Sampaio Junior, os produtores rurais que participam do projeto também levam a iniciativa de produção agroecológica para fora da Baixada Fluminense. “A ação é uma parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de janeiro (CREA-RJ), agricultores comercializam na sede da entidade, no Centro do Rio, os mesmos produtos, com apoio logístico da SEDRAG. É outra fonte de escoamento, mas temos novos planos de escoamento no município, inclusive com a criação de uma feira itinerante”, afirmou o secretário. Atualmente, 25 agricultores participam do projeto, através da Associação da Feira da Roça de Queimados (AFERQ).

Na feira, criada em 2011, são encontrados doces e pães caseiros, mel, pólen, xaropes caseiros, frutas, legumes, verduras e demais produtos diretos da roça. A população mostra, toda semana, a preferência por hábitos saudáveis e alimentos sem agrotóxicos, acabando com os estoques logo cedo. Para a costureira, Denise Amaral, é lugar para comprar mel e os legumes da semana. “O mel daqui é diferente de qualquer lugar, não tem comparação em relação à qualidade, os legumes duram a semana toda na geladeira. Eu sei que coisa natural de verdade é sempre mais saudável”, expõe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.