segunda-feira, 4 de maio de 2015

Queimados faz homenagem a mulheres guerreiras

Projeto quer tirar do anonimato histórias de verdadeiras ‘Rainhas do Lar’

Texto: Camila de Paula | Foto: divulgação

Acompanhamos diariamente artistas, pensadores, pesquisadores, líderes religiosos e políticos se destacando e sendo mensurados publicamente, mas quem não tem vontade de homenagear uma mãe de família que tem conduta primorosa anonimamente. Ou simplesmente mulheres que possuem uma incrível história de garra e superação para driblar as adversidades da vida e trazer mais integridade para a humanidade. E porque não tornar públicas estas pessoas? Esta é a ideia da Prefeitura de Queimados, que por meio da Secretaria Municipal de Cultura convidou os munícipes para indicar mulheres inspiradoras para o projeto Rainha do Lar, em que estas serão homenageadas com “um dia de rainha” no dia 7 de maio, a partir das 16h, no salão do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (Avenida Maracanã, s/n° - Vila Pacaembú).

Uma seleção de 12 mulheres receberá o título de “Rainha do Lar”, sendo presenteadas com uma produção especial incluindo vestuário, cabelo e maquiagem, e serão chamadas ao palco para uma homenagem. De acordo com o idealizador da iniciativa Wall Araújo, não há distinção por condição social ou idade e não é restrito às donas de casa, pois mesmo na rua trabalhando, a maior parte das mulheres continua sendo a "Rainha do Lar". "Já recebemos histórias lindas de superação, neste período conhecemos mães queimadenses guerreiras, batalhadoras, donas de casa, empresárias, empreendedoras, que já são avós e até bisavós de idade avançada. É uma forma de conhecer quem faz a história da cidade”, destaca Wall. 

Para o secretario municipal de Cultura, Marcelo Lessa, esta é uma forma de valorizar a memória da cidade. “São mulheres que todos conhecem por sua conduta, sua luta, ou até sua doçura, isso deve ser valorizado”, destaca Lessa. Este é o caso da Dona Maria José, que cria dois filhos sozinha. Um deles é cadeirante e o outro tem paralisia parcial. “Ela é alegria em pessoa, todas as dificuldades que enfrenta não tiram sua doçura, nem a fazem ser estressada ou triste. Pelo contrário, só vive sorridente”, adianta Wall Araújo. A casa de Dona Maria José foi uma das visitações de Wall, ao lado da coordenadora da pessoa com deficiência Sirlene Marquiori, que também faz parte do projeto. Outra co-produtora envolvida na captação e avaliação de pessoas é a subsecretária municipal de Assistência Social, Deisemar Bastos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.