quarta-feira, 3 de junho de 2015

Ambiente Itinerante vai à Praça

Projeto mensal da Prefeitura faz edição especial expositiva pelo Dia do Meio Ambiente

Texto: Camila de Paula | Fotos: Luiz Ambrósio

Desenvolvimento com consciência ecológica, assim a cidade de Queimados caminha a passos largos. A afirmação é fruto do trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMAM), com a ação Ambiente Itinerante, que acontece todos os meses nos bairros considerados mais vulneráveis da cidade e duas vezes por ano na Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro, para atingir um numero maior de pessoas. A iniciativa promoveu durante todo o dia atividades com o objetivo de estimular a conscientização ambiental pela população, como: a tradicional coleta de óleo, palestras, oficinas de papel reciclado, hortas suspensas, brinquedos com materiais reutilizados, e uma exposição de insetos, em parceria com a Reserva Biológica do Tinguá, e outra de animais peçonhentos, com o Instituto Vital Brasil.

Na programação do mês do meio ambiente também está prevista uma capacitação em ornamentação com cerca viva para a equipe de jardinagem da SEMAM e outra de brinquedos recicláveis para a equipe de Educação Ambiental. Para o Secretário Municipal do Ambiente, Alex Dornellas, neste mês será frisada a importância dos deveres ambientais tanto para a população quanto para a própria equipe: “O projeto é um sucesso e tem superado as expectativas. Onde passamos, somos bem recebidos por todos, a população abraça a causa. No Dia do Ambiente não poderia ser diferente”, ressaltou. O prefeito Max Lemos também visitou o evento e falou da importância do aumento das compensações ambientais e dos licenciamentos feitos no município. “O licenciamento garante um desenvolvimento sem agredir o meio ambiente e já trouxe mais de 50 mil compensações, mais de 30 mil mudas já foram plantadas na cidade”, destacou.

Cerca de 500 cartilhas informativas sobre descarte de óleo foram distribuídas para quem passava pelo local, além 100 pacotes de sementes. A ação também recebeu a presença da vice-prefeita Marcia Teixeira, do deputado estadual Zaqueu Teixeira, dos secretários municipais de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, Ribamar Dadinho, da Defesa Civil, Belé Brazão, e de Administração, Andreia Regilayne. “O município está no caminho certo nessa questão, o trabalho nas escolas e os pontos de coleta de óleo têm mostrado bons resultados. Atuamos com a preocupação de que esse conceito esteja integrado em todas as secretarias”, acrescenta a vice-prefeita. A pequena Maria Vitória Barbosa fez a sua parte levando uma embalagem de amaciante para reutilização na oficina de brinquedos. “Eu já tinha visitado outra edição desse evento, ao saber que teria aqui na praça, quis contribuir. Cada um pode fazer um pouquinho”, disse.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.