quinta-feira, 25 de junho de 2015

Cultura se torna fonte de renda em Queimados

Texto: Joyce Pessanha | Fotos: Luiz Ambrósio


Artesãos foram cadastrados para receberem a ‘carteira do artesão’

“Trabalhe com o que você ama e não terás que trabalhar um só dia da sua vida”, o sonho de tornar esta frase uma realidade e ganhar autonomia financeira trabalhando com o que ama começou para os artesãos de Queimados. Após serem organizados para realizar a venda de seus trabalhos em um espaço cedido pela Prefeitura, nesta quarta (24), o município recebeu uma equipe do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro que visitou os mais de 120 artesãos queimadenses atuantes no circuito municipal para avaliar e cadastrá-los no programa nacional de artesanato. Após receberem a “carteira do artesão”, os trabalhadores irão ser beneficiados por palestras e cursos específicos para melhorar a técnica e gestão de negócios. A ação vem de uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Queimados em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do estado.

Pequenas cidades do mundo inteiro sobrevivem apenas de artesanato local e turismo e no Brasil apenas grandes cidades investem nessa área. Mas essa é uma realidade que o programa Artesanato em Movimento do Estado está querendo mudar. Queimados é a primeira cidade de todo o território estadual a receber a visita dos técnicos e a partir daqui o programa será replicado em todas as cidades. A Prefeitura de Queimados, que já vem investindo na área, vai dar todo o subsídio para que o objetivo de profissionalizar os artesãos e os tornarem pequenos empresários aconteça. Dessa forma, todos os visitantes que passarem pelo município, seja em grandes festas ou apenas visitantes, terão a chance de levar pra casa a arte produzida aqui e com características do local.

O Prefeito de Queimados, Max Lemos, se comprometeu a dar todo o apoio ao grupo. “Eu fico impressionado com o poder do artesanato ao redor do mundo, tanto que muitas cidades na Europa, por exemplo, sobrevivem com a fonte econômica gerada por esse trabalho. E esse feedback dos artesãos de Queimados faz a minha cabeça fervilhar de idéias. Estamos em fase inicial do projeto que vai revitalizar uma de nossas praças e vou incluir um espaço só para os artesãos, uma casa, um centro para que eles possam trabalhar. Também vou incluir espaço para venda da arte em todos os eventos de grande porte, com espaço gratuito e sem cobrança de impostos sobre o serviço. Deixar uma cidade com a economia em evolução é o meu grande legado para esta cidade e fico feliz pois, independente do meu sucessor, são avanços que não poderão ser parados, só continuados”, declarou.
Queimados vai se tornar a referência para todas as outras cidades, como explica a coordenadora nacional do artesão, Nea Mariozz. “Nosso objetivo é fomentar a atividade econômica local com o desenvolvimento do artesão. E, pela disponibilidade do prefeito Max, eu vou replicar o que vai acontecer aqui em todo o estado”, comentou. A presidente dos artesãos de Queimados, Neurizzete da Silva agradeceu todo o apoio recebido. “Agradecemos ao prefeito Max, ao governo do estado, ao secretário de Cultura, Marcelo Lessa e à primeira dama e nossa madrinha Ana Paula Lucas. Estamos animados e acreditamos que nossa vida irá mudar daqui para frente”, disse.

O secretário de Cultura Marcelo Lessa ainda comentou a satisfação de poder fomentar cultura na cidade. “Foram meses organizando, nos reunindo com os artesãos para que chegássemos até aqui. Estou feliz porque essa é a política que eu acredito a que beneficia o povo e ajuda o município a crescer. Já temos um espaço que acontece todos os sábados na Praça Nossa Senhora da Conceição, onde os artesãos podem expor e vender sua arte em barracas montadas para eles de forma totalmente gratuita. Acreditamos que com essa capacitação conseguiremos dar qualidade e estrutura ao trabalho, o que beneficia os artesãos, a cidade e a cultura”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.