terça-feira, 16 de junho de 2015

Queimados realiza capacitação de concursados

Mais de 50 aprovados no concurso de 2013 foram para a rede de Assistência Social

Texto: Camila de Paula | Fotos: Felipe de Bragança

Visando a otimização do trabalho realizado na rede de assistência do município, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) da Prefeitura de Queimados realizou uma capacitação com os servidores que ingressaram através de concurso público, nesta segunda-feira (15/6). Os funcionários estão chegando aos poucos no Governo Municipal oriundos do concurso de 2013 da área da Saúde, onde cerca de 60 aprovados foram aproveitados para a rede de assistência, entre eles, psicólogos, assistentes sociais e agentes administrativos. A capacitação ocorreu no Teatro Municipal de Queimados e contou com todos os envolvidos nos aparelhos da rede, como Centros de Referência da Assistência Social (CRAS e CREAS), Abrigo Municipal e a própria secretaria.

Durante o evento os coordenadores de cada CRAS apresentavam equipe, as potencialidades e necessidades de cada centro, além do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), pela coordenadora Dora Lima (Dorinha) que agradeceu pela oportunidade do município adotar medidas que os façam rever as próprias práticas. A Secretária Municipal de Assistência Social, Ana Paula Rosalino, afirmou que faz parte do planejamento da pasta instituir um Plano de Educação Permanente, que viabilizará estratégias a partir dos problemas concretos nas rotinas de trabalho apontadas pelos trabalhadores. “Nesse primeiro momento serão realizadas capacitações pontuais, de temas norteadores das ações, como Reconhecimento da Política Pública de Assistência Social, Cadùnico, utilização de sistemas da Rede SUAS, entre outros. Ao final, serão elaboradas as metodologias para execução desse plano no cronograma de quatro anos”, explicou a secretária.

Alguns profissionais ainda devem ser convocados até outubro deste ano, quando termina o prazo do concurso que ainda poderá ser prorrogado por mais dois anos. Para a assistente social Jane Claudia Chaves, chamada para o CRAS - Centro foi uma feliz surpresa. “Fiquei muito realizada com a iniciativa do município, a princípio era uma vaga e eu estava em segundo lugar. Mesmo assim chamou muita gente para ter um bom contingente que pudesse atender melhor a população. A maioria teve sorte porque chegou sem experiência e pegou uma gestão bem técnica, que está nos ensinando muito. A equipe do município está nos dando um bom suporte para trabalhar e a secretária é bem comprometida”, avalia a nova servidora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.