segunda-feira, 29 de junho de 2015

Queimados reinaugura mais uma escola da rede municipal

Texto: Bruno Anacleto | Fotos: Luiz Ambrósio

Unidade Luiz de Camões foi ampliada para atender até 420 alunos

Os moradores do bairro Luiz de Camões, em Queimados, na Baixada Fluminense, tem motivos para comemorar. É que nesta segunda-feira, dia 29, a Escola Municipal Luiz de Camões foi reinaugurada pelo prefeito Max Lemos. As obras de reforma com mais de R$ 1 milhão de investimento –verba oriunda do Fundo Nacional de Ensino Básico (Fundeb) e Salário Escola –, a unidade passou de três para sete salas de aula aumentando sua capacidade de 200 para até 420 alunos, uma sala de informática e uma sala de leitura com acervo de quase 1 mil livros didáticos. A nova sala de leitura recebeu o nome da ex-diretora da escola, Vanda Gonçalves Faria Pereira, que administrou a Luiz de Camões por 21 anos e faleceu em 2011. Familiares de três gerações da professora foram homenageados na ocasião. 

O prefeito Max Lemos, falou sobre a reinauguração da escola e os avanços na região com obras. “As obras de reforma foram necessárias para manter as aulas em dia, porque a escola não tinha condições estruturais. Ela não passava por manutenção há 15 anos. Fizemos um trabalho de recuperação de toda rede municipal. É com a melhoria da educação e com boas condições de ensino que podemos formar nossos futuros cidadãos”, adiantou. Já a secretária municipal de Educação, Miriam Motta, o ensino vai continuar em alto nível. “Já reformamos 26 escolas e cinco delas estão em andamento. Muitas não recebiam reformas há anos. Isso é um avanço na área da educação, que valoriza toda a equipe pedagógica envolvida e os próprios alunos. Nosso maior objetivo é sempre prestar um ensino de qualidade e com conforto”, disse.

O secretário municipal de Fazenda, Carlos Vilela, se emocionou ao relembrar o estado crítico que a escola se encontrava quando estava temporariamente respondendo pela pasta da Educação. “Em uma reunião com a diretora da escola pude ver de perto o estado lamentável em que unidade estava. E, hoje, ao chegar aqui e me deparar com essa nova escola me deixou muito emocionado”, contou. Para a diretora da unidade, Adriana do Carmo Felipe, a reforma será importante para auto-estima dos alunos e dos seus responsáveis que em sua maioria são moradores do bairro. “Não foi fácil manter as aulas mesmo com as obras em andamento. Adaptamos as aulas ao máximo para não prejudicar o ano letivo dos alunos”, contou Adriana, que trabalha desde 2007 como pedagoga e, em, 2010 assumiu a direção da unidade.
                  
Escola é destaque no IDEB  

A Escola Municipal Luiz de Camões, que atende da educação infantil até o sexto ano do ensino fundamental, possui a maior nota no Índice de Desenvolvimento de Ensino Básico (IDEB) da rede municipal duas vezes consecutivas, sendo nos anos de 2011 e 2013. Os banheiros da unidade foram totalmente adaptados para pessoas com deficiência física e o acesso a quadra poliesportiva conta com uma rampa com pisos táteis para fornecer auxílio na locomoção de deficientes visuais. Estiveram presentes no evento o presidente da Câmara Municipal, vereadores e secretariados do governo municipal.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.