sexta-feira, 3 de julho de 2015

Formatura do Proerd em Queimados




Texto: Joyce Pessanha | Foto: Felipe Bragança PMQ

No mesmo dia, a escola se reuniu para realizar sua festa julina

Alunos dos primeiros anos da Escola Oscar Weinschenck se reuniram na tarde desta sexta (03) para receberem seus certificados de formandos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O programa é uma iniciativa da Polícia Militar do Rio de Janeiro em parceria com a Prefeitura de Queimados, através das escolas da rede pública de ensino e família de jovens carentes. O objetivo é oferecer atividades didáticas prevenindo o uso de drogas e a violência entre crianças. No próximo dia 8 de julho se reunirão no Teatro Municipal mais de 800 alunos do 5º ano de 15 escolas que vão receber o diploma de conclusão do curso, a partir das 9h.

A implantação do Programa Educacional no Rio de Janeiro, em 1992, foi fruto do interesse da Polícia Militar em realizar um projeto de prevenção voltado especialmente para a população jovem, sobre as drogas, seus principais problemas e consequências. Para atuarem no programa, policiais instrutores passam por um processo de seleção, e os aprovados recebem um treinamento especial que inclui habilidades de comunicação e noções de técnicas de ensino, além de aulas de psicologia, dinâmicas de grupo, informações sobre as drogas e relações interpessoais. O sargento Marcos da Silva, explica como o programa é realizado em Queimados. “Eu e mais dois companheiros do batalhão realizamos durante cinco meses o curso em 17 lições instruindo sobre o perigo das drogas”, salientou.

A secretária de Educação de Queimados, Miriam Motta, ressaltou a importância de manter as crianças livres das drogas o quanto antes. “Com o Proerd as crianças estão tendo a oportunidade de conhecer prematuramente os efeitos e consequências devastadoras das drogas. Com a implantação do Programa, nossas crianças tem se tornado verdadeiros soldados no combate às drogas. Dessa forma, atingimos o objetivo traçado pelo nosso prefeito Max Lemos, que é o de cuidar da nossa população”, enfatizou Miriam.

Mamães aprovam

Quem sentiu a diferença nas filhas em casa foi Débora Cristina, mãe das alunas Sara Vitória e Elen Cristina, que corrigem e orientam em todo o tempo os familiares em casa. “É incrível como o curso afetou as meninas que ficam nos orientando ao atravessar as ruas ou quando falamos com estranhos. Pra mim é super importante, pois nos auxilia na educação dos nossos filhos e em orientar  para a prevenção de perigos, principalmente hoje em dia, que vivemos em uma sociedade tão difícil e perigosa. Toda a ajuda é bem-vinda e faz diferença no futuro das crianças”, contou.

Festa julina

Logo após a formatura, as crianças emendaram nos festejos de São João, onde toda a escola se reuniu com danças, roupas e comidas típicas para propor entretenimento aos pais e alunos, como explicou Zilma Padinho. “Hoje estamos em festa, primeiro formamos as turmas do Proerd e agora vamos brincar e nos divertir com nossa festa julina, que além de proporcionar entretenimento para as famílias ainda arrecada fundos para proporcionarmos aos alunos o dia das crianças. As crianças, pais e professores vieram a caráter e estão lindos! Estamos todos felizes e nossas crianças estão de parabéns”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.