terça-feira, 21 de julho de 2015

Limpeza de canais na área rural

Ações da Secretaria de Agricultura visam o desenvolvimento da região rural

Camila de Paula - A fim de promover desobstrução de rios e ruas alagadas, a Prefeitura de Queimados realiza a limpeza de canais em toda a cidade. Da mesma forma, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura (SEDRAG) realiza essa ação com um objetivo maior: o desenvolvimento da área rural. Para isso, o serviço é feito nas vias e propriedades da área rural do município com o objetivo de desenvolver estas regiões, desobstruindo canais de rios e córregos e preparando para resistir a inundações em ruas, residências, sítios e fazendas com criações e plantações. Nesta semana a secretaria atua na localidade do Chapadão, com uma máquina e dois servidores envolvidos.  

Para o proprietário da área rural Valdemir Belmiro de Sousa, a ação ajuda no desenvolvimento de seu sítio e da comunidade local. “Eu posso trabalhar mais a terra sem risco de inundações e também evita que as ruas ao redor fiquem interditadas. Além disso, recebo auxílio em arado e gradeado. Os próprios vizinhos também se utilizam do material produzido aqui, todo mundo sai ganhando”, destaca.  Os serviços que realizados neste local, como abertura de canal, também se estenderam a Rua dos Lavradores e Benfica, que ficam próximas.

A iniciativa é mais uma ação da prefeitura para beneficiar a população rural, que vive basicamente da agricultura familiar, e vem sendo executada com ajuda de uma patrulha mecanizada composta por 14 máquinas. De acordo com o secretario da pasta, Wilson Sampaio Filho, este trabalho é de fundamental importância para o desenvolvimento rural da região. “Com isso, estamos seguindo as diretrizes do prefeito Max Lemos que é de cuidar das pessoas e promover crescimento”, destacou.

Secretaria equipada com máquinas próprias para agilizar o serviço
Os equipamentos foram comprados através de um convênio da Caixa Econômica Federal (CEF). Com repasse no valor de quase R$ 3 milhões, feito pelo Ministério de Agricultura, a Prefeitura teve uma contrapartida de 10% do valor total. A patrulha destinada a fazer manutenção de vias rurais inclui motoniveladoras, tratores agrícolas, retroescavadeiras, caminhões basculantes e escavadeiras hidráulicas. Com isso, ganha-se mais agilidade e economia na utilização das máquinas e realização dos trabalhos sem burocracias e entraves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.