sexta-feira, 24 de julho de 2015

"Remelexo" cai no arraiá em Queimados

Texto: Joyce Pessanha | Fotos: Ana Ilza PMQ

Projeto da saúde realizou festa julina
O mês de julho está quase no final, mas ainda deu tempo de comemorar as festividades de São João. O projeto “remelexo”, realizou com seus pacientes um arraiá para confraternização com muitas comidas típicas e musicas do baião. Estimular as pessoas a praticarem atividades físicas e tentar transformar os exercícios em um hábito comum são os principais objetivos do projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Belmonte. No local, são oferecidas atividades de ginástica, alongamento e caminhada, que são livres e gratuitas e acontecem de 3ª à 6ª feira das 08h às 09h da manhã. Atualmente o projeto conta com 50 alunos. Para se inscrever é preciso comparecer ao local (Travessa Campo Alegre, 364) com uma foto 3x4, atestado médico e o cartão do SUS.

O projeto remelexo chegou ao Bairro Belmonte em maio de 2013 e desde então já estão aparecendo os resultados na maioria dos participantes, como diminuição das dores musculares, liberação de movimentos, melhora na disposição para as atividades diárias, melhora dos níveis da pressão arterial e maior alegria nos relacionamentos sociais e há um projeto de ampliação para outras ESFs. A iniciativa é composta pelos profissionais: Liane Wille, médica da ESF Belmonte e pelos professores de Educação Física, Diego Pessoa e André Oliveira.

Subsecretário de Vigilância em saúde e atenção básica, Thiago Simões, destacou a importância do remelexo. “Bons projetos como este precisam ser ampliados para que mais pessoas tenham acesso a este importante serviço. O cuidado com a saúde na atenção básica faz com que o número de pacientes atendidos nas unidades de emergência e de especialidade diminua cada vez mais. Uma boa alimentação e exercícios e atividades, como as que são oferecidas no projeto, praticados com frequência, contribuem bastante para o bem estar dos nossos cidadãos. Dessa forma, conseguimos atingir o objetivo traçado pelo prefeito Max Lemos para a nossa secretária de saúde, Fátima Cristina, que é o de cuidar da população”, frisou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.