segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Queimados terá ação anti-tabagismo na praça

Iniciativa pretende atrair fumantes para auxiliar na tentativa de abandonar o vício

Texto: Camila de Paula | Fotos: Luiz Ambrósio

O programa antitabagismo da Secretaria Municipal de Saúde de Queimados realizará uma ação de conscientização na Praça Nossa Senhora da Conceição na próxima quarta, 26/08, para destacar o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo. A ação acontecerá das 9h às 12h e contará, ainda, com o apoio de outros programas de saúde do município, oferecendo aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, pesagem do programa Bolsa Família, entre outros. O objetivo da iniciativa é de atrair cada vez mais usuários que desejam parar de fumar e não sabem por onde começar essa luta. Para isso, a equipe vai colocar um esqueleto de cerca de um metro de altura na praça, sensibilizando a quem passar no local, mostrando os órgãos do corpo humano que são afetados pelo consumo do cigarro.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Dra. Fátima Sanches, é importante mostrar os inúmeros danos que este vício pode causar. “Muitas pessoas só se atêm aos problemas causados ao pulmão e coração, mas o tabagismo pode desencadear cerca de cinquenta problemas de saúde, dentre os quais, destacam-se: infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, derrame, câncer de pulmão, traqueia, laringe e brônquio; impotência sexual no homem, infertilidade da mulher, hipertensão e diabetes”, alerta. Durante o tratamento, os pacientes utilizam medicamentos como adesivos à base de nicotina para inibir a vontade de fumar e a goma de mascar que reduz a ansiedade. Nos encontros, que acontecem ao menos uma vez por semana, uma psicóloga e um clínico geral acompanham os fumantes durante o período de tratamento.

O programa funciona na Av. Irmãos Guinle, Centro (ao lado da loja Nalin). Tel.: 2665-5815 / 2118. Mais informações pelo telefone: (21) 2665-5815.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.