sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Queimados se prepara para o futuro através do Plano Estratégico de Desenvolvimento

Texto: Dine Estela
Foto: Divulgação

Queimados está entre os 21 municípios que irão participar da Câmara Técnica lançada pelo Governo do Estado nesta terça, 8, no Rio de Janeiro. Além da criação da Câmara Metropolitana o governador anunciou o consórcio vencedor da licitação que irá elaborar o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro,  Com orçamento  previsto de R$ 3 milhões,financiado pelo Banco Mundial, o consórcio, liderado pelo Arquiteto e Urbanista Jaime Lerner, irá elaborar um Plano inédito que definirá as estratégias que nortearão o desenvolvimento das cidades da Região Metropolitana, na qual se incluem todos os municípios da  Baixada Fluminense, com vistas ao crescimento econômico.

Entre as prioridades do Plano, estão a despoluição da Baía de Guanabara, licitação de ônibus intermunicipais e a linha 3 do metrô, anunciou o Governador. " Se possível, quero realizar dentro desse ano ou no primeiro trimestre de 2016, dando prioridade também para a segurança das vias. É um momento histórico para a Baixada. Pessoas reclamam muito da falta de planejamento ", disse Pezão. O Plano Estratégico ainda prevê ações nos setores de saneamento básico, uso do solo e comunicação.

O secretário municipal de Urbanismo de Queimados, André Bianche, que acompanhou a apresentação do consórcio vencedor está otimista com o crescimento econômico da cidade e garante que este será um fator de peso para a chegada de recursos. “A nova forma de ver a região Metropolitana aponta para uma gestão polinucleada que propiciará, certamente, uma divisão mais equânime dos recursos e equipamentos públicos, culminando com um desenvolvimento econômico mais distribuído pelo território, resolvendo, em contra-partida, problemas crônicos ligados à mobilidade e segurança.

O secretário lembrou ainda, que através de estudos e planejamento por ocasião da elaboração do Código de Zoneamento do município foi possível, por exemplo,  tornar a região do Bairro Luiz de Camões atrativa aos investimentos de logística, oferecendo as condições ideais para que o Prefeito Max Lemos, com seu empreendedorismo e visão econômico-administrativa,  implantasse o pólo multimodal de logística, operado pela MRS dando vida à região que está tornando-se próspera.

São componentes da Região Metropolitana os municípios do Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica, Tanguá, Itaguaí, Rio Bonito e Cachoeiras de Macacu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.