terça-feira, 27 de outubro de 2015

Missas para celebrar o dia de finados em Queimados

Cerimônias acontecerão pela manhã nos dois cemitérios da cidade que receberam serviços de limpeza e manutenção para o feriado. Sepultamentos nos dois espaços são catalogados em arquivos digitais

Finados é um dia para prestar homenagens e relembrar os bons momentos com as pessoas queridas que já se foram. Pensando em dar ainda mais conforto ao público que mantêm o hábito de visitação no dia 02 de novembro, a Secretaria Conservação e Serviços Públicos de Queimados, que administra os dois cemitérios do município, está realizando um mutirão de limpeza e manutenção para receber quase 2 mil pessoas no feriado. Equipes realizam o trabalho de capina, pintura e varrição dos locais. No dia, as Igrejas Católicas irão celebrar missas em dois horários: às 9h30, no Centro, pela Paróquia São Francisco de Assis, e às 10h, no Vale da Saudade, pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima. As missas serão celebradas próximas à área das capelas.  

O Cemitério Municipal, criado ainda na época do Império fica na Avenida Vereador Hemetério de Oliveira, no Centro e possui mais de 5 mil sepulturas. Com jazigos do século passado, o espaço fazia parte do município de Nova Iguaçu, quando ainda se chamava Freguesia de Marapicu. Já o Cemitério Vale da Saudade é o maior com 110 mil metros quadrados. Ele fica na Avenida Padre José de Anchieta, no bairro da Jaqueira e, no momento, é o único com espaço suficiente para realizar enterros já que o do Centro realiza apenas sepultamentos para quem possui jazigos perpétuos.  Ele conta com três capelas climatizadas, uma ao ar livre, área arborizada, carrinhos elétricos para transporte de caixões, sistema informatizado com catálogo de sepulturas, monitoramento por câmeras de segurança e rampa de acesso para cadeirantes.

O coordenador municipal de administração dos cemitérios, Luiz Felipe de Oliveira, diz que ambos os cemitérios foram totalmente reformados e informatizados para dinamizar o trabalho. “Tínhamos muitas sepulturas sem identificação e toda documentação que existia era em livros e papeis. Com o passar dos anos os documentos se deterioram e, então, digitalizamos e os catalogamos”, disse. Segundo ele, a coordenadoria também foi criada para orientar e esclarecer sobre a regularização de sepultamentos: “Aqui damos todo suporte e orientação aos familiares. Funcionamos na Secretaria Municipal de Serviços Públicos, na Rua Félix, n° 1581 - Centro, de segunda a sexta, das 8h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h. Quem quiser mais informações pode ligar para o telefone (21) 3698-7955”, explicou.     

Digitalização ajuda a catalogar sepulturas

De acordo com o administrador do Cemitério Municipal, Marcelo Reis Alves, o processo de digitalização de guias de sepultamento começou há dois anos e está avançado em mais de 80%. “Com essa informatização podemos otimizar o trabalho do dia a dia e até mesmo facilitar o trabalho de prevenção de políticas públicas. Através das guias de sepultamentos temos a causa mortis da pessoa, qual região ela morava, qual seu bairro e idade. Isso pode ajudar em trabalhos de prevenção nas áreas de segurança e de saúde pública, por exemplo”, contou.

Já Leandro Telles, administrador do Vale da Saudade, faz um apelo à população que não utilizem vasos de flores e peças artificiais. “É necessária a consciência de só utilizar flores naturais sem vasos. Temos essa preocupação, porque esses recipientes com a chegada das chuvas podem se tornar um possível foco de dengue”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.