segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Homens recebem serviços especializados em praça de Queimados

Maior ação de Novembro Azul realiza cerca de 250 atendimentos


A Prefeitura de Queimados realizou nesta segunda-feira (16),  uma série de serviços  relacionados à saúde masculina para quem passava pela Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro. A iniciativa fez parte da programação da campanha “Novembro Azul” articulada pelo Programa Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde, onde se desenvolvem ações de combate ao câncer de próstata, que atinge grande parte da população masculina. Na ocasião os munícipes se consultaram com o urologista e realizaram o exame de sangue conhecido como PSA, além de diversos encaminhamentos que fossem necessários ao paciente. Ao todo foram realizados cerca de 250 atendimentos.

De acordo com a secretária municipal de Saúde de Queimados, Dr. Fátima Sanches, a ideia partiu de uma constatação de que os homens precisam de incentivo para se cuidarem. “Temos que ir até eles, incentivar, estimular, senão evitam ou deixam para a última hora a realização deste exame. Com estas ações conseguimos atender vários homens no mesmo dia, mesmo que ele esteja passando por acaso”, destacou a secretária. Este foi o caso do operador de mercado Maurício Guimarães, de 48 anos, que estava passando, viu a ação e entrou na fila do atendimento. “Temos que aproveitar, a gente sempre empurra a saúde com a barriga, mas assim fica mais fácil. Eu já tinha recebido panfletos e vi muitos cartazes, sei que o câncer de próstata está atingindo muita gente”, afirmou.

De acordo com o prefeito Max Lemos “o município é equipado para todos os exames em todas as fases da doença, desde a prevenção, com o PSA (este em qualquer unidade de saúde, exceto posto Fazendinha que interrompeu por falta de demanda), toque retal, até a ultrasonografia trans-retal com ou sem biópsia”. Estes últimos podem ser realizados no Espaço Saúde do Homem (que fica anexo ao Cethid - Rua Onze, s/n, Vila Pacaembu) ou no Centro Médico da Pedreira (Rua José Martins, s/n, Nova Cidade), às segundas-feiras, a partir das 13h. Há também um espaço da Vigilância em Saúde (Avenida Irmãos Guinle, n° 673 – Centro) só para dar informações relacionadas à saúde do homem, como urologia, entre outros, que fica. Outras informações: (21) 2665-5815.

Um comentário:

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.