sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Caminhando juntos contra o Mosquito

Evento reuniu mais de 200 pessoas entre autoridades e agentes de saúde

Texto: Camila de Paula | Fotos: Simone Silva
Com o intuito de chamar atenção da população para a rotina de cuidados contra o Aedes Aegypti, a Prefeitura de Queimados promoveu nesta sexta-feira (18) uma caminhada de conscientização contra a Dengue, a Zika e a Febre Chikungunya, doenças transmitidas pelo mesmo mosquito. A iniciativa que partiu da Praça dos Eucaliptos, no centro, e seguiu pela Avenida Dr. Pedro Jorge até o Largo da Porteira, faz parte da força-tarefa anunciada no início do mês pelo prefeito Max Lemos. O evento foi finalizado com a realização de uma ação de saúde que além de alertar a população sobre os cuidados, sintomas e tratamento das doenças ofereceu serviços como aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos, entre outros.
Cerca de 300 pessoas participaram da caminhada, entre elas, os 162 agentes de endemia, o prefeito Max Lemos, a Secretária de Saúde Dra. Fátima Sanches, entre outros servidores e secretários municipai. A intenção da caminhada, de acordo com o Prefeito Max Lemos é de chamar a atenção da população para os cuidados em casa. "Estamos fazendo a nossa parte do lado de fora com a coleta de lixo em dia e retirando entulhos pelos quatro cantos da cidade, porém mais 80% dos focos estão dentro das residências. A luta é de todos", destacou.
A campanha seguirá segundo o prefeito até o fim do verão com uma série de medidas para intensificar as ações preventivas já realizadas nos 32 bairros do município, como: vistorias técnicas às residências, o uso de carros fumacês, retirada de entulhos e coleta de lixo. “Pedimos a cada morador que tire 10 minutos do seu dia para verificar os possíveis focos do mosquito. Juntos, vamos vencer essa guerra!”, disse.
De acordo com a secretária de Saúde de Queimados, Fátima Sanches, também estão sendo realizadas ações de caráter educativo, como palestras, reuniões, atividades lúdicas nas escolas e instituições religiosas da cidade. “Temos todos que fazer a nossa parte diante da epidemia que assola o Brasil ultrapassando 1,5 mil cidades atingidas e mais de  1,5 milhão de casos suspeitos.  Já temos mais de 300 casos notificados de Zika, sendo 10 gestantes. Nenhum confirmado. A situação está sob controle, mas temos que nos mobilizar para evitar que o pior aconteça”, frisou.
A dona de casa, Ângela Gomes, de 58 anos, apoiou a iniciativa ao receber panfletos e esclarecimentos diretamente da secretária de saúde. “É muito bom saber que a prefeitura se preocupa com isso. Agora não tenho desculpa, estou por dentro de tudo. Se a população fizer a parte dela, vamos vencer essa doença maldita”, acredita.
Denúncias, informações e outros serviços relacionados à endemia podem ser feitos através do disk dengue atende pelo número: 2665-3939.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.