terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Das salas às urnas



Cerca de 11 mil eleitores irão escolher os novos diretores das 31 escolas da rede pública municipal para os próximos três anos
 Texto: Joyce Pessanha | Foto: Luiz Ambrósio

É hora de colocar o espírito democrático em prática no município Queimados. Nesta quinta-feira (3),  funcionários da comunidade escolar, pais e os alunos acima de 16 anos vão às urnas para através do voto escolher os diretores das 31 escolas da rede pública municipal para os próximos três anos. Cerca de 11 mil eleitores estão aptos a participar do pleito que acontecerá através do voto direto, secreto e facultativo.  Apenas duas escolas da rede terão mais de uma chapa: Leopoldo Machado e Oscar Weinschenck, ambas no Centro. As demais, os eleitores terão que decidir pela aprovação da chapa única.

Para concorrer ao cargo, os candidatos devem ser membros do magistério público municipal por pelo menos três anos, período estabelecido para o estágio probatório, estar em exercício na unidade escolar onde concorre ao posto e comprovar especialidade em uma das seguintes áreas de formação: Administração Escolar, Gestão Escolar, Inspeção, Supervisão, Orientação Pedagógica ou Orientação Educacional, obtida em Curso Superior de Graduação ou Pós-Graduação.

Estão aptos a votar os servidores públicos e demais funcionários em exercício na unidade escolar, os alunos devidamente matriculados com idade superior a 16 anos e os responsáveis pelos estudantes com idade inferior a 16 anos munidos dos documentos de identificação tendo direito a apenas um voto mesmo que tenha mais de um filho matriculado na instituição.

A eleição acontece durante todo o dia, das 7h30h às 20h30 nas próprias unidades. A apuração será feita logo após o término de votação, em sessão pública no local. A previsão é que os resultados saiam até às 22h. Serão eleitos as chapas que obtiverem a maioria dos votos válidos (50% mais um). A posse será em fevereiro de 2016.

 De acordo com a secretária de Educação, a professora Mirian Motta, os diretores eleitos irão participar de um curso de capacitação em gestão escolar que será ministrado em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “É um curso de atualização que começa a partir do dia 14. Abordaremos diversos temas, desde a questão da administração escolar, ao cotidiano da escola e o debate sobre o plano de gestão que será executado no mandato. Serão 30 horas de capacitação e os diretores terão que ter 95% de frequência”, explica.
 
Disputa democrática

Durante, seis anos as educadoras Kátia Baptista e Rose Fidelis trabalharam juntas na Escola Municipal Professor Leopoldo Machado, no Centro.  Uma como diretora geral da unidade, a outra como adjunta. O saldo do trabalho foi a reforma da instituição que conta com uma quadra de esportes moderna, elevador e até sala de cinema para os estudantes.  As duas, no entanto, agora disputam voto a voto quem ficará à frente da escola pelos próximos três anos. "O bacana das eleições é ensinar aos alunos o poder da democracia e o civismo", comentou Rose. "Independente de quem vença, o compromisso com a comunidade e com as conquistas que já temos vai continuar", contou Kátia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.