sexta-feira, 17 de junho de 2016

Ação de conscientização encerra a semana de combate à violência contra o Idoso

Evento contou com distribuição de panfletos, do estatuto do Idoso e apresentação de Tai Chi Chuan na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro

Encerrando a Semana do Combate à Violência contra o idoso, a Prefeitura de Queimados promoveu uma ação de conscientização na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro. Quem passou pelo local na manhã desta sexta-feira (17) foi orientado pelas equipes da Ouvidoria do Idoso, do Conselho Municipal do idoso, Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e do Programa Saúde do Idoso com a distribuição de panfletos explicativos sobre os direitos do idoso com telefones úteis para denúncias, além do Estatuto do Idoso. 

Com apresentação de Tai Chi Chuan e Lian Gong de alunos do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI), a ação teve o objetivo de encorajar os idosos que sofrem qualquer tipo de violência, seja física ou psicológica, que denunciem esses casos. As vítimas são acompanhadas por assistentes sociais, psicólogos do CREAS, e  encaminhadas para a 55º DP (Queimados) ou Ministério Público.

A coordenadora do CREAS, Rogéria Braga, destaca que muitos casos não são identificados, porque os próprios idosos têm medo de denunciar e desconhecem seus direitos previstos pelo estatuto. “Muitos não conhecem seus direitos e não denunciam com medo de retaliação dos agressores. Em muitos casos, infelizmente, são os próprios filhos e/ou netos. Além disso, há também exploração financeira em que muitos pegam a aposentadoria dos idosos”, explicou.

Proteção contra a violência da pessoa idosa

No município de Queimados, a Terceira Idade conta com algumas opções para denunciar abusos, maus tratos e receber atendimento. São eles: Ouvidoria do Idoso (2665-6526), que funciona às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 17h, no CELTI (Avenida Maracanã, s/n – Vila Pacaembu), no CREAS (2663-2251), que funciona na Secretaria Municipal de Assistência Social (Rua Eugenio Castanheiras, n° 176 – Centro) e o Programa Saúde do Idoso, que presta serviços de prevenção em saúde com agentes comunitários das Estratégias de Saúde das famílias (ESFs). As denúncias também podem ser feitas diretamente na delegacia mais próxima ou pelo Disque 100.      
   
O aposentado Carlos Augusto, de 66 anos, aprovou a ação de conscientização. “Achei importante, porque muitas pessoas assim como eu, também não sabem dos seus próprios direitos. Conheço alguns amigos que foram abandonados pelas famílias e recebem sua aposentadoria”, comentou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.