sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Queimados participa de encontro estadual de boas-vindas aos gestores de saúde


Município recebeu manual geral com normas e instruções de trabalho e orientações sobre a campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti que terá mascote infantil

Integração. Essa foi a palavra-chave do IntegraSaúdeRJ, evento de acolhimento aos gestores municipais de saúde do Estado do Rio de Janeiro, realizado na última quinta-feira (19) no Palácio Guanabara. O encontro, que contou com a presença diversas autoridades – como a do Governador Luiz Fernando Pezão e do Secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior –, abordou, principalmente, os desafios da gestão da saúde no Brasil. A secretária de Saúde de Queimados, Dr. Lívia Guedes, participou da atividade e recebeu um manual de orientação de trabalho e orientações gerais sobre a campanha estadual de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Temas como a importância da regionalização da saúde (adesão a consórcios como o CISBAF, Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense), a busca por captação de recursos junto ao âmbito federal por meio da habilitação eficiente dos serviços oferecidos na rede municipal e a valorização do Sistema Único de Saúde foram explanados detalhadamente ao longo do dia.

“A saúde é uma construção muito complexa e só com integração podemos dar mais dignidade e humanização aos nossos pacientes. E vocês (secretários municipais) nunca estarão sozinhos ao longo desses anos. Podem contar conosco todos os dias, com nosso empenho pessoal para ajudar no que for preciso”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior.

A secretária de saúde de Queimados, Dra. Lívia Guedes, elogiou a iniciativa do Governo Estadual em melhorar a relação com a instância municipal de saúde e fornecer o Manual do Gestor, que traz informações pertinentes ao exercício da função. “É importante para o gestor saber seu papel dentro do município e esse encontro serviu para esclarecer cada função. Nos sentimos bastante acolhidos, percebemos que temos suporte, que podemos somar forças para fornecer uma saúde de qualidade para os cidadãos”.

Campanha da Dengue

A gestora aprovou também o novo perfil da campanha de conscientização contra o mosquito Aedes aegypti, lançada durante o encontro e centrada no mascote “Dezinho”, um menino super-herói que luta contra o mosquito. “Foi uma excelente ideia explorar um personagem infantil, pois as crianças podem mobilizar toda a família no combate aos focos do mosquito, que sozinho transmite a Dengue, a Chikungunya e a Zika. Vamos levar essa ideia para Queimados, que mesmo com o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti) abaixo da média dos municípios fluminenses (último levantamento registrou apenas 0.6), está com o alerta ligado para evitar surtos dessas doenças”.

De acordo com a secretária, ainda este mês o município iniciará uma grande campanha de combate ao mosquito. “Iremos trabalhar a questão da conscientização. Teremos distribuição de panfletos informativos, paralisação nos sinais de trânsito com faixas educativas, ações em praças e escolas e, claro, visitas às residências para identificar possíveis focos do mosquito”, adiantou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.