segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Queimados tem dia de combate à Hanseníase

 Prefeitura realizou mais de 200 atendimentos gratuitos em plena praça pública. Ação contou com avaliação de manchas e agendamento de consultas dermatológicas


Jéssica Moreira - O dia 29 de janeiro marca o Dia de Combate à Hanseníase em todo o mundo. E seguindo esse calendário, a Secretaria Municipal de Saúde de Queimados promoveu, nesta segunda-feira (30), uma ação contra a doença num dos principais pontos da cidade: a Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro. Vários serviços foram oferecidos de graça à população, entre eles: avaliação de manchas e agendamento de consultas dermatológicas nas unidades de saúde do município. A ação registrou mais de 200 atendimentos.

Segundo a dermatologista Hannah Kalaoun, parte da equipe da Vigilância em Saúde do município, o diagnóstico precoce é extremamente importante para o tratamento da doença. “Nossa maior preocupação é evitar a incapacidade física que o estágio avançado da hanseníase causa no paciente, como as deformidades e lesões nos nervos. Além disso, quanto antes pudermos iniciar o tratamento, melhor para impedir o contágio de outras pessoas”, afirmou a médica do Programa de Combate à Hanseníase.

O evento, que contou com a presença da Secretária da Pasta, Dra. Lívia Guedes e do vice-prefeito, Machado Laz, além de orientar sobre a doença, também ofereceu outros serviços de saúde, tais como: aferição de pressão arterial, teste de glicose, orientação do Programa de Saúde da Mulher acerca do câncer de mama, distribuição de preservativos e orientação sobre a prevenção e o combate ao Aedes Aegypti (mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika).  “Vamos ampliar essas ações em praça pública. É uma forma de aproximar os serviços de saúde da população. Essa é uma determinação do prefeito Carlos Vilela”, destacou a secretária.
Imagens: Tiago Loureiro/ SEMCOM

Uma das beneficiadas da ação foi a dona de casa Conceição Onório da Silva, que aprovou a iniciativa pela questão da praticidade que a localização do evento proporcionou. “Ajuda muito quando um serviço de saúde fica à disposição dos moradores assim. Eu estava passando por aqui e resolvi tirar a dúvida sobre uma mancha que tenho no braço. A Dra Hannah olhou e me tranqüilizou, felizmente não era nada, mas é preciso estar sempre alerta com nossa saúde”, concluiu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.