quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Uma coordenadoria preocupada em cuidar das pessoas

Vice-prefeito de Queimados, Machado Laz, comandará órgão que unificará os trabalhos das principais secretarias que cuidam diretamente da área social

Coordenar o planejamento, a gestão e a execução dos projetos e programas, desenvolvidos pelas secretarias da estrutura administrativa do governo municipal na área social. Foi com essa proposta que o prefeito de Queimados, Carlos Vilela, designou uma função especial para seu vice Machado Laz, a de Coordenador Executivo de Políticas Sociais. Nesta terça-feira (24), o órgão composto pelas Pastas de Saúde, Governo, Educação, Cultura e Assistência Social realizou o primeiro encontro na sede do gabinete do vice-prefeito para alinhar as atividades dos próximos meses e discutir estratégias de alcance da parte mais necessitada da população.

Ao lado do prefeito Carlos Vilela e do vice Machado, os secretários de Educação: Lenine Lemos, de Saúde: Lívia Rodrigues, de Governo: Carlos Albino Pires de Andrade, de Assistência Social: Elton Teixeira e o subsecretário de Cultura: Leandro Santanna estabeleceram um plano de ação social que abrange todas as pastas, baseado no trabalho conjunto entre os diferentes órgãos. Entre as novidades, está a volta das ações sociais nos bairros, que consistem em serviços gratuitos  de saúde como: marcação de exames, teste glicêmico, aferição de pressão arterial, entre outros e de assistência social, como a emissão de documentos. A primeira ação está prevista para o dia 25 de março.

Prefeito baterá ponto nos bairros

Outros diversos temas foram abordados, como a retomada do projeto “Prefeitura no seu bairro”, ação que estreita a relação entre o cidadão e o governo municipal e na qual o próprio prefeito, Carlos Vilela, estará presente para ouvir as principais necessidades de cada região. “É muito importante que o morador se sinta ouvido, que saiba que tem voz na gestão. Esse foi um projeto que deu muito certo e, por isso, vai voltar a acontecer em todas as ações sociais que realizarmos”, declarou Vilela, que ainda afirmou que entre as metas da coordenadoria está ampliar os recursos oriundos do Governo Federal e do Estado.

Imagens: Luiz Ambrósio / SEMCOM
A definição das datas para as inaugurações do CREAS (Centro Especializado de Assistência Social) do bairro Nova Cidade e do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do Valdariosa, a busca de patrocínios para a restauração da Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição, a possível volta de projetos como o Alvorada Musical e Música na Escola, também foram debatidos. “É preciso haver uma real integração entre saúde, educação e assistência social, por exemplo, porque, na maioria das vezes, o mesmo usuário que circula no posto de saúde, utiliza os serviços da assistência e mantém os filhos na escola pública. Se estivermos alinhados, esse cidadão será muito melhor atendido”, afirmou o vice-prefeito Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.