quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Blocos vão embalar a folia em Queimados

A partir do próximo sábado, 25 agremiações independentes começam a animar os Festejos de Momo na cidade. Prefeitura dará apoio logístico aos eventos

Leandro Machado - Rio. Ó, abre alas, que a maior festa popular do mundo, o Carnaval, vai pedir passagem nas ruas, praças e casas de shows do município Queimados, na Baixada Fluminense. Muitas águas vão rolar e quem ditará o ritmo da folia sem deixar faltar, claro, as tradicionais marchinhas, os confetes e as serpentinas, serão 25 blocos independentes da cidade. As comemorações se iniciam já no próximo sábado (11), com o desfile do bloco “As Mais Doces”, a partir das 17h, na piscina do Queimados FC, com entrada franca e vão até o dia 28. As atividades contam com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura.

Animação não vai faltar aos foliões. E haja disposição, afinal, serão 17 dias de muita alegria e animação. O prefeito Carlos Vilela acena para o fortalecimento de uma tradicional manifestação cultural que são as apresentações dos blocos carnavalescos independentes nos bairros. “A Prefeitura dará apoio logístico aos blocos, que trazem uma cultura centenária”, destacou.  

O apoio aos blocos carnavalescos, como, por exemplo, a disponibilização de banheiros químicos, será concedido através de parceria com a iniciativa privada. De acordo com o secretário municipal de Cultura, Marcelo Lessa, “as polícias Militar e Civil garantirão a segurança dos blocos e todos os órgãos municipais vão estar de plantão para oferecer serviços, como a organização do trânsito e atendimentos de saúde”, destacou.

Nomes criativos dos blocos despertam a atenção

Na hora da cair na gandaia, os foliões não economizam na criatividade. Mas além das fantasias, alegorias e adereços, as festas tradicionais chamam a atenção pelos nomes engraçados dos blocos. “Gato Mole”, “Peteleco na Mijona”, “Boi que Mia” e “Entorna, mas não derrama” são alguns dos diversos dos títulos inusitados.  

João Alves é o organizador do Bloco Gato Mole, que vai se apresentar no dia 28 de fevereiro, na terça-feira de Carnaval. Ele afirma que o nome foi escolhido após surgir uma brincadeira sobre o desempenho sexual de um amigo: “Não teve nada programado. Após, um rapaz afirmar um péssimo desempenho na “hora h”, começamos a chamá-lo de gato mole, aí o nome pegou”, disse o rapaz sem revelar a identidade do “amigo”.

Blocos terão que cumprir regras

Para quem já está se preparando para cair na folia é bom saber que as autoridades estarão de olho em quem passar do ponto. Em reunião realizada na última terça-feira (7) com os responsáveis pelos blocos, o comandante do 24° BPM (Queimados), Ten. Cel. André Santos Souza, os secretários de Cultura, Marcelo Lessa; de Transporte e Trânsito, Antônio Almeida; de Segurança e Ordem Pública, Elias José, e representantes do Conselho Tutelar, passaram as regras a serem cumpridas.

No encontro também ficou decidido que é proibida a execução de funk durante as atividades dos blocos. A folia também terá hora determinada para acabar. A meia-noite o som deverá ser desligado pelos organizadores para que a multidão se disperse. A partir da 1h manhã, todo o trânsito já deverá está livre. “A Polícia está ao lado do povo e vamos zelar pela ordem no Carnaval, mas todos devem cumprir o que foi acordado antecipadamente", destacou o Ten. Cel. Souza.

Para os adeptos da marchinha “Eu vou beber até cair”, é bom saber que fazer xixi em local público é proibido. Em cada bloco haverá banheiros químicos disponíveis aos foliões e quem for flagrado desobedecendo a essa regra, pode parar na delegacia. Os pais de crianças e adolescentes e os vendedores também devem ficar atentos, pois a PM e o Conselho Tutelar irão fiscalizar a venda e o consumo de bebidas alcoólicas a menores de idade.

Calendário completo dos blocos:

11/2 – Bloco das mais doces (17h) – Piscina do Queimados FC

18/2 – Concentra, mas não sai (17h) – Av. Olímpia Silva

18/2 – Bloco Art-Samba (19h) – Estr. Olegário Dias, S. Miguel

18/2- Bloco da Barbadia (19h) – Rua Araruama, São Roque

18/2- Bloco das Mulheres Ricas (19h) – Av. Camarim, Centro

19/2 – Bloco “Carna Pedal” (9h) – Praça dos Eucaliptos - Centro

19/2- Bloco das Cracudas (12h) – Salão Lambamba, São Roque

19/2-  Eu sou Petiskeiro (15h) – R. Paulo Moura, Glória

23/2 – Bloco do Sarcófago (21h) – Av. Camarim, Centro

24/2 –Do Inconfidência (19h) – Av. Tiradentes, Inconfidência

24/2 – Carnaval Bella (16h) – R. Alcindo Bulhões, Centro

25/2 – Turma do Clóvis Atração (15h) - Queimados FC

25/2 – Piranhas da Carlos Sampaio (17h) - Sítio Meu Bem

25/2 –Miga, sua loca (15h)- R. Divino Alcides, 06, V. Camarim

26/2- Entorna, mas não derrama (13h)- R. Horácio, Cantão

26/2- Boi que mia (14h)- Sítio Kakareco

26/2 – Motivo pra beber (12h) – Rua N, Fanchen

26/2- Bloco do Futcharme (14h) – Rua Angelina Figueira

26/2 -Amigos do Paraíso (13h) – R. Amaro Cavalcante, Paraiso

26/2 – Bloco do Boi (13h) – R. Ruy Chagas

27/2 – Flor da Vila (14h) – Quadra do Vila Americana

28/2- Bloco do Pica Pau (15h) – Est. Do Lazareto, Centro

28/2- Bloco do Gato Mole (9h) – Av. Camarim, Centro

28/2- Bloco Deixa Arder (12h) – R. Nilópolis, S. Roque

28/2-  Peteleco na Mijona (13h) - R. Santa Rita, Centro

Um comentário:

  1. A todos responsáveis,diretores,ritmistas e apoios,UM BOM CARNAVAL. VAMOS ki VAMOS!!!

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.