terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Cozinha Brasil ensina técnicas de alimentação saudável

Moradores aprenderam a reaproveitar alimentos e a manter bons hábitos em iniciativa promovida pela prefeitura em parceria com o SESI

Foto: Thiago Loureiro
Você sabe qual é a diferença entre o carboidrato e proteína, os alimentos e as vitaminas e como adotar uma alimentação saudável e aprender receitas que ajudam a reaproveitar os mantimentos sem perder o sabor? Nesta terça-feira (14), cerca de 200 moradores de Queimados, esclareçam essas e outras dúvidas durante a oficina do programa Cozinha Brasil -  projeto educativo que promove a educação alimentar de baixo custo -, realizada na Escola Municipal Professor Alberto Pirro, no bairro Ponte Preta. A ação foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Queimados, através da Coordenadoria Executiva de Políticas Sociais com o Sistema Firjan.  

Durante a aula, a nutricionista do SESI, Isabel Siciliano, ensinou receitas nutritivas, de baixo custo e com o reaproveitamento dos alimentos. Os participantes também tiveram uma aula prática, onde aprenderam a preparar  um bolo de abobrinha  e um suco da horta. Eles também levaram para casa um livro com receitas saudáveis, nutritivas e baratas e  ainda aprenderam a fazer um planejamento de compras, como a lista de supermercado, os cuidados com a higiene e a manipulação de alimentos. 

Moradora do bairro São Francisco, a vendedora Rosane Lopes, de 46 anos falou sobre a importância de aprender sobre alimentação saudável e balanceada. “Tirei muitas dúvidas e  aprendi a reaproveitar, por exemplo, os talos e cascas de frutas, legumes e verduras em receitas nutritivas. Não vejo a hora de poder praticar em casa”, afirmou. 

Chefe revela o segredo das receitas

Responsável por ensinar o passo a passo das receitas aos participantes, o chefe de cozinha do SESI, Reginaldo Lima, contou o segredo para o sucesso do bolo de abobrinha. “Não tem muito mistério. Basta bater o ovo e o açúcar antes de colocar qualquer outro ingrediente para dar mais volume e leveza à massa e também não leva margarina”, ressaltou.  

Ao fim da oficina, os participantes receberam um certificado de conclusão do curso.   De acordo com o vice-prefeito e Coordenador Executivo de Políticas Sociais, Machado Laz, outras iniciativas de qualificação profissional serão desenvolvidas em parceria com o sistema Firjan no município. “Esse é o primeiro de muitos frutos da parceria com a Firjan que estão por vir. O prefeito Vilela nos deu a missão de cuidar das pessoas e não há melhor forma que estimular a qualificação profissional”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.