quarta-feira, 19 de abril de 2017

Fôlego e disposição de sobra no feriado em Queimados

Prefeitura vai realizar na próxima sexta-feira treino preparatório para os atletas que vão participar da Maratona do Rio

Leandro Machado - Provavelmente você já está se programando para curtir o final de semana prolongado, afinal, na próxima sexta-feira (21) é feriado de Tiradentes. Dia de acordar tarde, de preguiça... Certo? Nada disso. Mudança de planos. Afinal, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, vai realizar a quinta edição do Treinão - evento que vai receber cerca de 400 maratonistas para percorrer 36 quilômetros entre o centro de Queimados e o bairro de Jaceruba, em Nova Iguaçu. A novidade deste ano é a participação de cerca de 200 ciclistas que irão realizar o mesmo trajeto, que mistura trechos de asfalto e de terra batida. Para se inscrever, basta doar um quilo de alimento não perecível até 30 minutos antes do início e ter fôlego e disposição. Para as bikes, a largada está marcada para as 7h. Já para os corredores, a partida será às 8h.

O evento realizado anualmente serve como preparação dos atletas para a Maratona do Rio que, este ano, será realizada no dia 18 de junho.  Muito mais que as grandes aventuras esperadas durante a trilha, os maratonistas e ciclistas vão apreciar belas paisagens, entre elas reservas biológicas, cachoeiras e trechos da Mata Atlântica. Um programa para quem realmente curte a Natureza e não quer deixar passar o feriado em branco. O prefeito de Queimados, Carlos Vilela, destaca a importância da realização da competição para a cidade: “Iremos receber atletas de todo o estado e, certamente, será uma grande competição. Nosso município sempre foi um grande pólo de eventos esportivos e vamos continuar incentivando o esporte, independente da modalidade”, destacou.

Durante a realização do evento, além da secretaria municipal de Esporte e Lazer, responsável pela organização, a ação terá apoio das Secretarias de Saúde, Defesa Civil, Ordem Pública e Segurança, Transporte e Trânsito. Cerca de 50 agentes da Prefeitura de Queimados irão trabalhar na atividade. O secretário municipal de Esporte e Lazer, Júlio Coimbra, falou sobre a mobilização para o sucesso do Treinão: “É um longo percurso e nós vamos disponibilizar ônibus, ambulância, água e todo o suporte para que os atletas completem o trajeto com segurança. Será exigido dos atletas terem fôlego e disposição, o suporte fica com a organização”, disse.

Além da prática esportiva, o evento tem seu cunho social. Os alimentos arrecadados vão beneficiar cerca de 200 crianças da Creche Iracema Garcia, no Fanchem. O idealizador do evento, que já vai para sua quinta edição é Ronaldo Santana (48). Um grande entusiasta da modalidade, Ronaldo Maratonista, como é conhecido, já participou de inúmeras competições pelo Brasil: “É um excelente oportunidade de mostrar e incentivar o esporte ao povo da Baixada. Os eventos anteriores foram muito bons e este, com certeza, será ainda melhor”, ressaltou.





Dicas para quem vai correr a primeira maratona

Apesar de estar em sua quinta edição, pode ser que você nunca tenha participado e vá correr pela primeira vez. É importante saber que é um trajeto longo e necessita de uma boa forma física para conseguir completar o circuito. O professor de Educação Física Diego Pessoa, dá algumas dicas para quem quer cruzar a linha de chegada e não sofrer depois.

“Fazer um check-up completo é o primeiro passo para iniciar sua atividade física. Alimentar se algumas horas antes da atividade, fazer alongamento adequado e beber bastante água antes, durante e depois do trajeto também são essenciais. Outra dica é para que, no dia anterior a prova, tenha, pelo menos, de 6 a 8 horas de sono ininterruptos”, destacou o profissional.

Para encerrar, Diego deixou outras duas boas dicas: Nunca duvide de si mesmo, pensamentos e frases positivas ajudam muito nos momentos críticos da prova, para correr não basta apenas treinar a parte física é necessário treinar a mente também. E para finalizar, corra com amigos ou em grupo. Isto torna atividade mais prazerosa e dessa forma um motivará ao outro, selecionar uma boa trilha sonora também contribuirá muito no seu desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.