quinta-feira, 20 de abril de 2017

Queimados vai ganhar trilha ecológica em Área de Preservação Ambiental

Horto Municipal será reflorestado com espécies nativas de Mata Atlântica e terá lago ao longo de pista para visitantes

Rafaela Diniz - Os moradores de Queimados terão mais uma opção para a prática da caminhada ao ar livre. A Área de Preservação Ambiental Luiz Gonzaga de Macedo, também chamada de Horto Municipal, localizada no bairro Fanchem, começou a ser revitalizada pela prefeitura e em breve vai ganhar uma trilha ecológica. O local que recebeu recentemente mutirão de limpeza, está sendo todo gradeado e será reflorestado com centenas de espécies nativas de Mata Atlântica, entre elas Ipês, Sibipiruna e Aroeira, que já existem no local. 

Segundo o secretário do Ambiente de Queimados, José Carlos Leal Nogueira (Cacau), o serviço deve ser concluído até junho, trazendo novidades para a população. “Estamos com vários projetos na esfera ambiental, vem muita novidade por aí. Temos uma mina de água muito bacana aqui, onde pretendemos criar um lago. O Horto será um lugar agradável de visitar e caminhar. Já fazemos muitas atividades com as crianças da rede municipal aqui, queremos com essa iniciativa abrir este espaço para toda a comunidade”, afirmou.

Imagens: Thiago Loureiro/ SEMCOM 
Hoje, a Área de Proteção Ambiental, que possui sete hectares de terra e foi fundada em junho de 2011, é um lugar rico em flora e fauna dentro do município. É possível encontrar dentro dele: lagartos, corujas, saguis, serpentes, gambás e pica-paus. “Será uma novidade para a nossa população que gosta de um programa mais relacionado à natureza. Além de fazer bem a saúde, pretendemos estimular a prática da preservação ambiental”, destacou o prefeito Carlos Vilela.

O local é monitorado pela Guarda Ambiental do município, que realiza fiscalizações freqüentes a fim de evitar ações que danifiquem o Meio Ambiente, como as queimadas. O Horto Municipal está localizado na Rua Francisco Gabriel Neto, Fanchem. O local é aberto ao público e a visitação pode ser feita todos os dias da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.