segunda-feira, 24 de abril de 2017

Treinão solidário para a maratona do Rio agita as ruas de Queimados

Maratonistas percorreram circuito de 36 quilômetros no feriado de Tiradentes e arrecadaram mais de 400 quilos de alimentos não-perecíveis 

Leandro Machado -  Foi uma manhã atípica no município de Queimados, na Baixada Fluminense. As ruas geralmente calmas nos dias de feriado receberam um colorido diferente na última sexta-feira (21). Atletas de várias partes do Estado do Rio levantaram cedo no Dia de Tiradentes para participarem da quinta edição do Treinão – evento realizado pela Prefeitura de Queimados, que serve de preparação para a Maratona do Rio de Janeiro, disputada em junho –. Cerca de 400 maratonistas participaram da corrida que, desta vez, também teve a participação de ciclistas. No fim, 36 quilômetros entre a Praça dos Eucaliptos, no Centro de Queimados e o bairro Jaceruba, em Nova Iguaçu, e a sensação de dever cumprido.

Nem todos conseguiram completar o circuito, que mesclou trechos de asfalto com estrada de chão, belas paisagens, entre elas reservas biológicas, cachoeiras e trechos da Mata Atlântica, mas nada de decepção, afinal, todos superaram seus limites. O secretário de Esporte e Lazer, Júlio Coimbra, ficou feliz em ver a participação popular no evento e garantiu apoio à prática da modalidade: “Que bom ver tanta gente reunida em um feriado para realizar uma prática esportiva. Foram todos muito bem e nós vamos intensificar, cada vez mais, os mais variados esportes na nossa cidade”, ressaltou.

A organização preparou uma estrutura de primeira para oferecer as melhores condições para os atletas. Durante todo o trajeto, em pontos estratégicos, equipes de apoio ofereciam água para a reidratação dos maratonistas. Ambulância com médico e enfermeiros para qualquer eventualidade. A corrida também teve cunho solidário. Cerca de 400 quilos de alimentos foram arrecadados para a creche Iracema Garcia, que cuida de cerca de 200 crianças queimadenses.

A vitória  é a auto-superação

Morador da Tijuca, Francisco de Assis Soares, o Chico Águia, de 75 anos, foi o grande destaque da maratona. Com muita disposição, ele participou do evento de uma forma peculiar: descalço. Esbanjando disposição, o atleta já corre há 13 anos e participou de diversas maratonas importantes. Sobre a falta do tênis ele disparou: “Gosto do contato com a natureza. Isso me dá energia”, disse.

O maratonista Carlos Alberto Moreira, de 49 anos, realizou toda etapa e até resolveu estender um pouco mais do que o circuito inicial. Ele correu 38 quilômetros em 3 horas e 22 minutos. Com velocidade média de pouco mais de 11km/h, ele destacou os desafios ao longo do percurso: “Depois de sofrer um cãibras e com um calor de quase 40 graus, consegui completar a prova. Parabéns aos organizadores”, disse. 

Fotos: Luiz Ambrósio / Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.