quarta-feira, 10 de maio de 2017

Defesa Civil capacitará alunos para atuarem em situações de risco


 Projeto vai aplicar conceitos de redução de riscos de desastres e acidentes aos estudantes da rede pública de ensino

Leandro Machado - O toque da sirene dispara, enquanto a fumaça se alastra. A ação de emergência precisa ser rápida e eficaz. Calma, que não se trata de nenhum acidente ou coisa do tipo e sim de um exercício de simulação, cujo objetivo maior é a prevenção. A ação faz parte do Projeto “Defesa Civil nas Escolas”, que será desenvolvido pela Prefeitura de Queimados, a partir desta quinta-feira (11), nas instituições da rede pública de ensino e vai envolver aplicação de conceitos de redução de riscos de desastres e acidentes aos alunos. A primeira unidade que vai receber a atividade será o CIEP Sebastião Pereira Portes, no bairro Pacaembu.

O curso vai estar disponível para crianças e adolescentes de 14 a 18 anos e oferecerá conceitos básicos de Defesa Civil, prevenção de acidentes domésticos e incêndios, além de noções de primeiros socorros. O Prefeito Carlos Vilela destacou o trabalho realizado na Pasta e ressaltou a importância do tema ser levado às escolas: “A ideia de levar estes ensinamentos às escolas é maravilhosa. Sabemos que podemos prevenir diversos acidentes com alguns cuidados e as crianças e adolescentes são grandes propagadores. Mais uma grande iniciativa”, disse.

O curso será ministrado pelo corpo técnico da Defesa Civil de Queimados e terá a duração de 10 dias, com uma carga horária de 40 horas. “A Defesa Civil tem profissionais preparados para realizarem o curso em nossas escolas. O tema é muito importante e devemos dar atenção a ele, afinal, com o conteúdo aplicado podemos evitar grandes problemas no futuro”, ressaltou o secretário da Pasta, Davi Brasil.


Plano Municipal de Contingências

Com o objetivo de estabelecer diretrizes para ações de respostas e reduzir danos e prejuízos em momentos de catástrofes, a Defesa Civil deu início na última terça-feira (9) a elaboração do Plano Municipal de Contingências durante encontro realizado no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do bairro São Roque, que reuniu diversas secretarias municipais para traçar planos de prevenção, preparação, resposta e recuperação nos momentos de catástrofes pós-verão.

“A participação dos servidores públicos é fundamental. São os nossos encontros que irão definir o que cada um pode oferecer para que possamos estar preparados para o momento de sinistro. Queremos, cada vez mais, fortalecer a Defesa Civil de Queimados e para isso precisamos estar junto em favor da população”, concluiu Davi Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.