quarta-feira, 31 de maio de 2017

Projeto Ciência Móvel chega a Queimados


Museu itinerante da Fiocruz vai promover durante cinco dias exposição interativa gratuita que conta com várias descobertas científicas e jogos alucinantes

Dine Estela: Você já procurou saber quanta energia consegue gerar pedalando uma bicicleta? Ou, como é possível usar a energia do sol para ligar aparelhos elétricos e como a queda d’água de um rio pode gerar energia elétrica? Estas e outras experiências científicas serão apresentadas gratuitamente para toda a comunidade escolar de Queimados e a população em geral através do projeto Museu da Vida/Ciência Móvel da Fiocruz que ficará no Ginásio Poliesportivo da Escola Municipal Metodista (Av Marinho Hemetério de Oliveira, s/n,- Vila Pacaembu), entre os dias 6 e 9 de junho. A iniciativa conta com a parceria do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal de Educação.

O projeto apresentará um espaço interativo de descoberta, reflexão e encantamento pela ciência e terá capacidade de receber até 300 estudantes por hora. O espaço estará aberto para visitação gratuita das 8h às 17h. Entre as atividades apresentadas pelo Museu da Vida, estão: a bicicleta geradora de energia, pilha humana, painel fotovoltaico, miniusina hidrelétrica, casa maquete, projeto de ilusão de óptica, olho humano e câmaras escuras, tubos musicais, espelhos sonoros, modelo de orelha e como os sons viajam dentro dela, jogo das vacinas e como elas funcionam, oficina de descoberta do corpo humano e microscopia.

Também terão oficinas sobre a Dengue, Energia e Pegadas de Darwin. E se você ainda acha pouco, poderá se sentir como um astronauta em treinamento, equilibrando os eixos do giroscópio enquanto seu corpo gira em várias direções através de um Giroscópio.  E para quem gosta de jogos ainda têm as atividades multimídias que irão mostrar como é o trabalho de um cientista em um laboratório e a reprodução humana, além de outras questões. Através dos vídeos científicos, os participantes irão entender mais sobre a reciclagem de lixo e até o desenvolvimento dos bebês no útero das mães.
Para o Secretário Municipal de Educação, o professor Lenine Lemos, o acesso ao conhecimento através de uma instituição de referência fortalece o currículo já aplicado em sala de aula. “Teremos a oportunidade de ter essa exposição mais próxima das nossas escolas e com a possibilidade de participação não só da rede municipal, mas também a rede privada e estadual. As visitas serão agendadas com as escolas”, disse.



Segundo o prefeito da cidade, Carlos Vilela, essa será a primeira de muitas visitas do projeto em Queimados. “Este tipo de projeto auxilia muito na educação visto que, as informações são transmitidas de forma mais lúdica e divertida. O retorno educacional será para toda a cidade. Estamos trabalhando para que outros projetos deste nível sejam trazidos para a nossa cidade”, analisou o prefeito.

Destaque para o Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio ambiente, nos dias 6, 7 e 8  de junho, a Secretaria Municipal do Ambiente irá distribuir mudas de plantas nativas e também  cartilhas sobre a preservação ambiental para os alunos que irão participar do projeto Ciência Móvel. O órgão também estará com uma tenda fixa no local para atender o público em geral. A Secretaria participará do evento até o dia 9 de junho.
SERVIÇO:

Assunto: Projeto Ciência Móvel
Data: De 5 a 9 de junho
Local: Ginásio Municipal de Esportes (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/º - Vila Pacaembu
Horário: 8h às 17h
Entrada: Gratuita


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.