segunda-feira, 15 de maio de 2017

Projeto identidade Negra chega a Queimados

Todas as escolas da Rede Municipal estão participando do projeto de implementação da Lei 10.639 através de grupos de estudos  sobre a educação das Relações Étnicos Raciais.

Quem somos, de onde viemos e o que queremos. Estes foram alguns dos questionamentos levantados pelo grupo Identidade, dirigido pelo trio Orlando Caldeira, diretor e curador, além da atriz Noemia Oliveira e Marcela Rodrigues que se apresentaram nesta segunda, 15 de maio no Teatro Municipal de Queimados, para os alunos das escolas municipais. Além de uma exposição com 30 obras, das quais 16 imagens inéditas, com a participação de 41 artistas negros, entre cantores, atores e dançarinos em tamanho real caracterizados de grandes personalidades do cinema e do mundo da fantasia, o projeto conta ainda, com projeções em audiovisual, com o objetivo de promover um debate sobre a importância da representatividade e os danos que a restrição dos negros a papeis secundários e/ou caricaturais acarretam na sociedade brasileira.

Nomes como Milton Gonçalves, Ruth de Souza, Jorge Aragão, Sheron Menezzes, Juliana Alves, entre outros, se apresentam em personagens e personalidades de musas, heróis como Harry Potter, Mulher Maravilha, Papa, As Paquitas, Monalisa, O Menino Maluquinho, Papai Noel, Princesas de desenho como Frozen, A Pequena Sereia, Branca de Neve e por aí afora.

Todas as crianças identificaram seus personagens preferidos sem pestanejar, independente da cor. Recado dado, missão cumprida. “Todos podemos ser o que queremos”, disse aluna Carine Barros, 14, aluna da Escola Municipal Francisco Manoel Brandão. Já Eduardo Silva de 13 anos e estudante do 8º ano na Escola Municipal Nelson Carneiro fez questão de deixar sua mensagem para os coleguinhas. “A gente até já se acostumou em ver apenas brancos nos personagens dos grandes heróis.  Isso é preconceito e eu acho que é a pior coisa que a humanidade faz. As crianças estão tendo a oportunidade de aprender que os negros são iguais a todos e que os direitos também”, observou.

Além de identificar todos os personagens negros como super-heróis e personalidades do cinema, ainda receberam gritinhos de: lindos, lindos, lindos. Algo que emocionou até mesmo o grupo Identidade, como contou Orlando Caldeira. “É muito gratificante ver que as crianças nos acham lindos e nos admiram pelo que nós somos e não  pela nossa cor. Fiquei muito feliz com a recepção e estamos à disposição para voltar quantas vezes forem necessárias”, destacou.

O projeto identidade foi descoberto pela implementadora de leitura Ana Cristina da Escola Municipal Ana Maria dos Santos Perobelli através das redes sociais e fez tanto sucesso em Queimados que foi convidado para fazer parte do trabalho da Secretaria Municipal de Educação nas salas de leituras como forma de auxiliar na implementação da Lei 10.639 que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares da educação, como explicou a coordenadora do departamento de educação de Queimados, Rosângela Loredo. “Admiramos muito a forma leve e lúdica como o grupo tratou do assunto e já estamos agendando a visita deles em todas as nossas escolas municipais, ” adiantou.

A coordenadora informou ainda, que a rede municipal já está se adequando a nova lei e tem realizado várias palestras de implementação nas escolas. Esta semana as escolas: "Toda semana algumas escolas recebem a articuladora Luzia, responsável por dialogar sobre as relações étnico raciais em nossas  unidades. Nós na verdade estamos dialogando com as escolas para que essa lei seja amplamente divulgada para nossos alunos e trabalhada dentro das nossas salas de aula. Esta semana as escolas municipais: Diva Teixeira, Cledon Cavalcante e Leopoldo Machado estarão debatendo o assunto",  acrescentou. 




O secretário de educação, prof. Lenine Lemos comemora a agitação da pasta. "Muito trabalho. Educação na veia! Pela manhã em Queimados, palestra com o professor Armando Nembri-UFRJ e participação do seminário realizado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro - MPRJ em colaboração pela alfabetização idade série. Enquanto isso no Teatro a tarde nossos alunos receberam um grupo de artistas que falaram sobre o papel do negro na sociedade. E em várias unidades como E.M Ver. Carlos Pereira Neto e Ubirajara Ferreira receberam a comunidade no dia Família na Escola. São muitas ações que envolvem vários atores em busca de uma educação de qualidade em nosso município. Todos pela Educação", comemorou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.