quarta-feira, 31 de maio de 2017

Queimados inaugura nova sede do CREAS na próxima sexta

Centro de Referência Especializado de Assistência Social vai funcionar em espaço próprio e facilitará os serviços de proteção às famílias e indivíduos em situação de risco

Felipe Carvalho - A Prefeitura de Queimados vai inaugurar na próxima sexta-feira, 2, às 15h, a nova sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O serviço vai  funcionar na Estrada Pastor Antônio Martins, logo na entrada do bairro Nova Cidade – antes o equipamento era localizado nas dependências internas da Secretaria Municipal de Assistência Social–. O custo da obra é cerca de R$ 487 mil, financiados com recursos do Governo Federal, sendo R$ 157 mil contrapartida do município.

O equipamento, integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), é destinado a atender pessoas e famílias vítimas de violência, que tiveram seus direitos violados ou vínculos familiares rompidos. Nesse espaço, são oferecidos serviços especializados contribuindo para que esses indivíduos possam enfrentar, com autonomia, os contratempos da vida pessoal e social.

A unidade tem capacidade para realizar cerca de 50 atendimentos por mês. O público prioritário do CREAS são: crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e suas famílias, que sofreram ameaças e violações de direitos como: abandono, violência física, psicológica ou sexual, exploração sexual comercial, situação de rua e outras agressões que provocam danos a sua condição de vida e os impedem de usufruir de autonomia e bem-estar.

O CREAS conta com oito profissionais do Sistema Único de Assistência Social, que oferecem diversos tipos de serviços gratuitos à população, são eles: coordenador, advogado, administrativo, três assistentes sociais e dois psicólogos. No ano passado, a unidade realizou 1.061 atendimentos entre sepultamentos gratuitos, abrigamento, abordagem de rua, atendimento jurídico e medidas socioeducativas para adolescentes.

A edificação conta com acesso coberto, salas de atendimento familiar, salas de atendimento individual, salas multiuso, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência, além de jardim e espaço externo coberto. O prefeito de Queimados, Carlos Vilela, destaca que o CREAS vai  trabalhar em conjunto com a rede de serviços da Assistência Social e com os órgãos de defesa de direitos e políticas públicas. “Tudo isso voltado para que as pessoas possam recuperar condições dignas de vida”, ressalta.

De acordo com o Secretário Municipal de Assistência Social, Elton Teixeira, “a unidade será um CREAS modelo, seguindo o padrão do Ministério do Desenvolvimento Social, com acessibilidade para idosos, gestantes e pessoas com deficiência e espaços compatíveis com os serviços ofertados pela Proteção Social Especial de média complexidade, que assegura privacidade e sigilo aos usuários”, destacou. 

Homenagem justa

O CREAS instalado no bairro Nova Cidade será batizado em homenagem a ex-merendeira da Escola Municipal Professora Diva Teixeira Martins, Rita Crispe Barbosa, que faleceu nesta semana aos 86 anos de idade. Ela se destacou pelo trabalho solidário realizado na igreja católica local e por ajudar sempre o mais próximo. Sua filha é professora e a neta possui uma escola de alfabetização no bairro em questão.

SERVIÇO:
Assunto: Inauguração da nova sede do CREAS/Queimados
Data: 02/6/2017 - Sexta-feira
Horário: 15h
Local: Estrada Pastor Antônio Martins, s/nº - Nova Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.