segunda-feira, 15 de maio de 2017

Saúde Mental de Queimados é debatida em Fórum Intersetorial

Secretaria Municipal de Saúde promoveu encontro sob o tema “Cuidando de quem cuida”. Quase 100 participantes assistiram dinâmicas e palestras

Mestre em Psicologia Social Juraci Brito
Jéssica Moreira - Psicólogos, musicoterapeutas, enfermeiros e membros da sociedade civil participaram do Fórum Intersetorial de Saúde Mental promovido pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira (15). Sob o tema “Cuidando de quem cuida”, o evento aconteceu no auditório do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI) e reuniu cerca de 100 pessoas em palestras e dinâmicas de grupo que abordaram assuntos como ética, militância na saúde mental e as dificuldades na promoção da qualidade de vida dos pacientes.

Para exemplificar a importância do trabalho em sociedade no cuidado com os usuários da rede de saúde, a Coordenadora da Residência Terapêutica, Roberta Lima, promoveu uma divertida dinâmica em que bexigas representavam o bem estar dos pacientes sob responsabilidade de cada profissional de saúde.

Após muitas risadas durante a brincadeira, foi a vez do Mestre em Psicologia Social e Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia, Juraci Brito, palestrar sobre os desafios de manter a ética no trabalho conjunto pela saúde mental da população. Por último, a musicoterapeuta Luciene Carega se apresentou com integrantes do Programa de Combate ao álcool e outras drogas para demonstrar a união que a música pode proporcionar.

O evento, que contou com a presença da primeira-dama Lúcia Vilela e da Subsecretária Geral de Saúde, Ruth Silveira Costa na mesa de abertura, foi apenas mais um entre muitos encontros relacionados ao paciente da saúde mental realizados na cidade todos os anos.

Musicoterapeuta Luciene Carega em dinâmica
“Dar oportunidade do profissional de expressar suas angústias e se situar no momento em que as políticas públicas na saúde mental passam por mudanças é fundamental. Falar de ética profissional e de saúde do trabalhador deve ser uma preocupação constante de todos nós” afirmou a Diretora da Atenção Especializada e Coordenadora de Saúde Mental do município, Tânia Alves.




Imagens: Jéssica Moreira/ SEMCOM - PMQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.