terça-feira, 20 de junho de 2017

Abastecimento de água potável será ampliado com 70 novos quilômetros de rede de distribuição em Queimados


Reservatórios de última geração começam a ser montados e cerca de 10 mil novas ligações domiciliares serão feitas já a partir de julho


Leandro Machado - Os dias de amargura para os moradores de Queimados que ainda sofrem com o problema das torneiras vazias estão muito próximos do fim. O projeto Novo Guandu, que na cidade conta com a parceria da CEDAE com a Prefeitura, vai possibilitar a ampliação do sistema de abastecimento de água em diversas localidades do município e beneficiar cerca de 200 mil pessoas. Com mais de 80% das obras já executadas, o pacote inclui nesta primeira etapa a construção de dois novos reservatórios: Queimados I e Camburi, um booster (conjunto de bombas que regula a pressão na rede), 70 novos quilômetros de rede de distribuição e 5,6 quilômetros de assentamento de troncos distribuidores.

O investimento é de mais de R$ 75 milhões. A previsão é que 10 mil novas ligações domiciliares sejam realizadas já a partir de julho deste ano, quando terão início os trabalhos de hidrometração. Já a conclusão da obra deve acontecer em dezembro. A Prefeitura de Queimados foi a responsável pela desapropriação dos terrenos para a construção dos reservatórios por parte da concessionária.

O reservatório Queimados I, em fase de conclusão das escavações para iniciar a construção da base no bairro Vila Nascente, terá capacidade para armazenar 5 milhões de litros. Ele vai atender também os moradores do Campo da Banha, Santa Catarina, Centro, Inconfidência e Parque Farias.

Já o reservatório do Camburi será montado no bairro Jardim do Trevo e terá capacidade para armazenar 2,5 milhões de litros. O material se encontra no canteiro central da obra, só aguardando a liberação do terreno desapropriado pela prefeitura para a execução da montagem. Também serão beneficiados os bairros: Santa Rosa, Vila São João, Meu Ranchinho, Santo Expedito e Vila Americana.

Os bairros também estão recebendo o serviço de assentamento de troncos de adução e distribuição, complementando assim a rede já existente nessas regiões. Ao todo, 98%  desse trabalho já foi executado.

De acordo com o prefeito de Queimados, Carlos Vilela, a prefeitura desenvolveu em parceria com a CEDAE projetos para erradicar a falta d’água em todas as regiões da cidade.  “Desapropriamos os terrenos para tornar possível a construção desses reservatórios que serão os responsáveis por abastecer diversos bairros e vão beneficiar milhares de moradores. Em breve, não vai mais faltar água na torneira dos nossos moradores”, garantiu.

Reservatórios especiais

Ambos os reservatórios serão com materiais metálicos, vitrificados e tratados com pintura anticorrosiva, ou seja, vai dificultar o processo de enferrujamento e o surgimento de lodo. O sistema Queimados I terá uma linha de adução (tubulação que abastece o reservatório) de um quilômetro de extensão e 500 milímetros (mm) de diâmetro e ampliação do tronco distribuidor, com o assentamento de 16,2 quilômetros de redes variando de 150 mm a 600 mm.

Já o sistema Camburi terá linha adutora de 2 quilômetros de extensão e 300 mm de diâmetro, com tronco distribuidor ampliado e o assentamento de mais 8 quilômetros de redes de 150mm a 400mm de diâmetro.  

Um comentário:

  1. Parabéns prefeito Carlos França Vilela e equipe, com esse reservatório de última geração, estaremos resolvendo de uma vez por toda o problema de abastecimento de água em nossa cidade. Muito bom.

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.