segunda-feira, 5 de junho de 2017

Conquista para as vítimas de violência

Prefeitura de Queimados inaugura nova sede Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Leandro Machado - A Prefeitura de Queimados inaugurou na última sexta-feira (2) a nova sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Rita Crispe Barbosa, no Bairro Nova Cidade. A unidade tem capacidade para atender cerca de 50 pessoas por mês e é destinada a pessoas e famílias vítimas de violência, que tiveram seus direitos violados ou vínculos familiares rompidos.

Estiveram na cerimônia o Prefeito de Queimados, Carlos Vilela; o vice e coordenador de Políticas Sociais, Machado Laz; os secretários municipais de Governo, Max Lemos, e de Assistência Social, Elton Teixeira; o promotor do Ministério Público Estadual, Rafael Namorato e diversas outras autoridades.

A sede do CREAS teve um custo de cerca de R$ 487 mil, financiados com recursos do Governo Federal, sendo R$ 157 mil contrapartida do município. Anteriormente o serviço era prestado na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O Prefeito Carlos Vilela destacou a intervenção do Poder Público na localidade e a importância da unidade para a sociedade: “Sabemos que existem pessoas vulneráveis, que sofrem maus tratos e devemos estar perto no momento que precisarem. Este é o grande objetivo de estarmos inaugurando este aparelho público. Nós estamos trabalhando muito e vamos mudar a vida dos moradores aqui da localidade e dentro de um mês nós estaremos aqui com mais uma inauguração”, anunciou.

O secretário municipal de Assistência Social, Elton Teixeira, destacou os serviços oferecidos na unidade: “O espaço contará com o trabalho de assistentes sociais, psicólogos, advogados, entre outros profissionais, capacitados para dar atenção especializada a crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social. Nesta unidade, são oito profissionais do Sistema Único de Assistência Social, que oferecem diversos tipos de serviços gratuitos à população”, ressaltou.

A estrutura física da nova sede do CREAS conta com acesso coberto, salas de atendimento familiar, salas de atendimento individual, salas multiuso, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência, além de jardim e espaço externo coberto.

Em 2016, quando a sede ainda era na secretaria de Assistência Social, a unidade realizou 1.061 atendimentos entre sepultamentos gratuitos, abrigamento, abordagem de rua, atendimento jurídico e medidas socioeducativas para adolescentes.

Fotos: Simone Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.