quinta-feira, 8 de junho de 2017

Escolas de Queimados serão ecopontos para a coleta de óleo saturado


A cada dois litros do material acumulado, a unidade poderá trocar por itens de limpeza. Projeto "Óleo Amigo" terá início no segundo semestre

Leandro Machado - Fazer o descarte correto do óleo de cozinha será aprendido nas escolas de Queimados, na Baixada Fluminense.  A secretaria municipal do Ambiente reuniu na manhã desta quinta-feira (8) cerca de 70 educadores da rede pública municipal de ensino, no Teatro Municipal Metodista, para um ciclo de palestras sobre o tema  e o lançamento da iniciativa "Óleo Amigo". O encontro faz parte do projeto “Ambiente e você” que engloba a programação semanal em comemorações  alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente.  

No encontro, foi passada para os educadores presentes a iniciativa de fazer das escolas um “Ecoponto”. As unidades participantes vão poder trocar o óleo de cozinha usado por produtos de limpeza. O prefeito de Queimados, Carlos Vilela, destacou a parceria com a secretaria de Educação para a elaboração do projeto: “Estamos preparando para iniciar no início do segundo semestre. Queremos incluir todos os bairros no projeto e facilitar o descarte, além de aumentar a conscientização nos alunos”, ressaltou.  


O palestrante do dia foi Sérgio Correia, da Empresa Grande Rio Reciclagem Ambiental. O secretário municipal do Ambiente, Cacau Nogueira, falou sobre os malefícios que o óleo de cozinha pode trazer para o meio ambiente: “Jogá-lo pela pia, além de entupir a rede, é prejudicial ao meio ambiente. Há quem fale em colocar o resíduo dentro de uma garrafa plástica e jogá-la no lixo. No entanto essa não é a melhor solução, pois, em caso de vazamento, o resíduo pode contaminar águas subterrâneas”,disse.

A empresa Grande Rio Reciclagem Ambiental é a responsável pelo recolhimento legal do óleo de cozinha usado. E com o descarte responsável, além de ajudar o meio ambiente, o consumidor pode economizar nas compras do mês com produtos de limpeza. Atualmente, a troca pode ser realizada na sede da secretaria do Ambiente (Rua Plínio Giosa, 300, Fanchen) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A cada dois litros de óleo usado a pessoa ganha um detergente. Informações: 2665-7794.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.