quinta-feira, 1 de junho de 2017

Queimados antecipa preparação dos alunos para a prova Brasil


Estudantes fizeram nesta quinta-feira o primeiro dos três simulados preparatórios para a avaliação que vai ocorrer no fim do ano

Fotos: Thiago Loureiro
Dine Estela: Os alunos do 5º e 9º ano das escolas municipais de Queimados receberam nesta quinta, 01 de junho, o simulado para a Provinha Brasil que ocorrerá em dezembro. Serão três  testes cujo objetivo é ambientar os estudantes com o formato da avaliação e diagnosticar as intervenções necessárias para melhorar o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Todas as 29 unidades da rede municipal possuem classes do 5º do Ensino Fundamental e oito unidades têm turmas de 9º, que abrange o segundo segmento.
A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) e tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Os estudantes respondem questões de Língua Portuguesa, com foco em Leitura e Matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.
O Secretário de Educação de Queimados, o professor Lenine Lemos, visitou as escolas para falar da importância do simulado e a implementação de novas políticas de educação na cidade. “O resultado desta prova será o reflexo de todo o nosso trabalho para melhorar a qualidade do ensino e irá nos guiar nas práticas pedagógicas”, destacou.  “O cartão-resposta das provas serão enviados para a Secretaria  Municipal de Educação de Queimados que fará a avaliação do nível educacional dos alunos para  então reavaliar a prática pedagógica do ano”, acrescentou o secretário.

A estudante Vitória Cardoso, de 14 anos achou o nível de dificuldade do simulado médio, opinião semelhante da aluna Isabele Reis, de 17.Já a aluna Ana Beatriz, de 16 anos, fez a prova em apenas 20 minutos. “Não achei a prova difícil apesar dos textos serem bem complexos. As questões estavam muito voltadas para o raciocínio lógico, então basta ter calma”, aconselhou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.