segunda-feira, 5 de junho de 2017

Queimados entrega Horto Municipal revitalizado no Dia Mundial do Meio Ambiente

Moradores poderão fazer caminhadas ecológicas em Unidade de Conservação que terá mascote escolhido por votação popular
Leandro Machado e Jéssica Moreira - Em comemoração ao Dia Mundial do Ambiente, a Prefeitura de Queimados, por intermédio da Secretaria municipal do Ambiente, realizou nesta segunda-feira (5) uma série de atividades referentes ao tema. Logo pela manhã, cerca de 100 alunos de duas escolas do município participaram da reabertura do Horto Municipal: APA Luiz Gonzaga de Macedo, no bairro Fanchem. A partir de agora, a unidade de conservação está de portas abertas para a população adepta de passeios e atividades físicas em contato com a Natureza. O espaço pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

As crianças também participaram de uma votação para eleger o mascote do Horto. Elas escolheram entre Tamanduá Mirim, Coruja Buraqueira e o Periquitão. A eleição vai para a página da secretaria do Ambiente no Facebook para a participação da população na escolha e o vencedor será conhecido em um Eco Piquenique, que será realizado no próximo mês.

Os estudantes realizaram ainda atividades promovidas pela Cedae. Profissionais da empresa ministraram uma pequena palestra sobre a importância da conservação do Meio Ambiente e os alunos conheceram uma miniatura de uma Estação de Tratamento de Água. A Companhia também doou 1.500 mudas de plantas nativas para a realização de um plantio coletivo na unidade. 

O prefeito de Queimados, Carlos Vilela, plantou mudas de espécies nativas de Mata Atlântica lado das crianças. Ele aproveitou para destacar a importância de cuidar do Meio Ambiente: "Fico feliz em ver as crianças felizes e aprendendo mais sobre o tema. Sabemos que o nosso futuro depende de um cuidado especial com o nosso Meio Ambiente e ninguém melhor para propagar isso que nossos alunos", disse. 

De acordo com o secretário do Ambiente, Cacau Nogueira, a intenção da Semana do Meio Ambiente é promover a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do município. “Pensamos muito antes de preparar as atividades, de forma que fiquem divertidas e informativas. O que queremos é fazer com que a população entenda como preservar o meio ambiente de forma dinâmica e divertida”, explicou.


Domingo com passeio ciclístico e conscientização na feira

A programação pela Semana do Meio Ambiente começou mais cedo em Queimados. Um domingo de sol pede, entre outros programas, um passeio pela feira logo de manhã. E foi nessa tradicional ida às compras de verduras e peixes frescos que a paisagista Célia Constantino da Silva, 71, soube da ação promovida pela Prefeitura que vai se estender até o próximo sábado. Ao se deparar com a estrutura montada pela equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente no meio da feira, a idosa pôde escolher duas mudas de planta para levar pra casa.

“Ganhar esse presente tem um valor especial pra mim, porque eu amo plantas. Tenho um sítio que sonho em reflorestar. Pude pegar hoje aqui os ipês-roxo e amarelo, me falta agora o branco que é difícil de encontrar. Super aprovo esse tipo de ação porque sou a favor na natureza”, concluiu a moradora do Centro de Queimados.

Além das espécies de ipês-roxo e amarelo levadas por dona Célia, mudas de ‘pau formiga’ e ‘palmeirinha’ também foram distribuídas gratuitamente no local num total de 231 plantas. Parte da programação “Ambiente e Você: Desenvolvimento com Sustentabilidade”, a ação incluiu panfletagem de conscientização acerca da coleta de óleo de cozinha usado (o material pode ser trocado por detergente ao ser entregue nos postos estabelecidos pelo órgão) e um passeio ciclístico que começou na Praça dos Eucaliptos.

“Amo andar de bicicleta para passear ou resolver qualquer coisa aqui na cidade, quase não uso condução. Soube do evento por meio da minha filha e acho muito positivo, a cidade precisa desse tipo de conscientização”, contou a artesã Arlete da Conceição, 54, moradora do bairro São Francisco que aderiu ao movimento ‘Pedala Queimados’, que guiou ciclistas amadores e profissionais pela cidade, saindo do Centro até o Horto Municipal.

Restante da programação:

06/06- Terça-feira - Palestra Protetores da Natureza e Peça Teatral Planeta Terra
Horário: Das 14h às 16h30
Local: Teatro Metodista (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n – Vila Pacaembu)

07/06- Quarta-feira -  Lançamento da Área de Proteção Ambiental Municipal das Fontes
Horário: Das 8h às 11h
Local: Atrás do Condomínio Jardim da Fonte III – Estrada Campo Alegre

08/06 – Quinta-feira – Lançamento da Campanha Óleo Amigo

Horário: Das 9h às 12h
Local: Teatro Metodista (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n – Vila Pacaembu)


09/06 – Sexta-feira – Lançamento do Monumento Natural Municipal Bico Doce
Horário: Das 7h30 às 11h
Local: Vila Americana em frente ao sítio Vitória

10/06 – Sábado – Mostra Ambiental e Oficina de Reciclagem
Horário: 9h às 13h
Local: Praça Nossa Senhora da Conceição - Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.