quarta-feira, 7 de junho de 2017

Queimados ganha Área de Preservação Ambiental

Espaço com mais de 600 hectares foi inaugurado em evento com dezenas de alunos da rede pública municipal de ensino

Jéssica Moreira - A Prefeitura de Queimados, por intermédio da Secretaria Municipal do Ambiente, inaugurou nesta quarta-feira (7) a Área de Proteção Ambiental Municipal das Fontes, localizada no bairro Jardim da Fonte. O espaço, que conta com 667 hectares de preservação ambiental, recebeu, em seu primeiro dia de funcionamento, visitantes muito especiais: dezenas de crianças da rede pública municipal de ensino. 

Dando prosseguimento à programação semanal em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a APA contou com a presença de alunos das Escolas Municipais Professora Maria Corágio Pereira Xanchão e Waldick Cunegundes Pereira. Os estudantes receberam os ensinamentos do engenheiro florestal e cientista ambiental, Cleber Vitorio sobre as diversas espécies de animais silvestres presentes no município de Queimados e a importância de cuidar da natureza. 
O que você faria ao encontrar uma jararaca? Ou ao receber uma visitinha inusitada do escorpião amarelo? Após tirarem estas dúvidas e poderem observar alguns dos animais em recipientes e no microscópio, os pequenos dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental realizaram um ato simbólico e bastante significativo: cada um dos estudantes plantou uma muda de árvore. O local ganhou 50 espécimes de ipê-amarelo, jenipapo e pau-formiga.

De acordo com o Secretário da Pasta, Cacau Nogueira, os avanços da cidade em prol da preservação ambiental têm sido constantes e motivos de comemoração, pois a cada nova Unidade de Conservação (UC), a cidade conta com maior repasse do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços): é o ICMS Verde, criado em 2007, pela Lei Estadual nº 5.100.
Milena de Araújo é auxiliada pelo Sec. Cacau no plantio

“Aos poucos vamos conseguindo delimitar áreas de proteção para que a sustentabilidade seja uma realidade em Queimados. E atividades recreativas e lúdicas como essa marcam o imaginário das crianças para que, um dia, elas formem uma geração mais consciente sobre a importância de cuidar do planeta”, afirmou o gestor.

A Semana do Meio Ambiente segue com programação até o próximo sábado (10), quando uma mostra de reciclagem encerra os eventos voltados ao tema.

Programação:

08/06 – Quinta-feira – Lançamento da Campanha Óleo Amigo
Horário: Das 9h às 12h
Local: Teatro Metodista (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n – Vila Pacaembu)

09/06 – Sexta-feira – Lançamento do Monumento Natural Municipal Bico Doce
Horário: Das 7h30 às 11h
Local: Vila Americana em frente ao sítio Vitória

10/06 – Sábado – Mostra Ambiental e Oficina de Reciclagem
Horário: 9h às 13h
Local: Praça Nossa Senhora da Conceição - Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.