terça-feira, 6 de junho de 2017

Queimados recebe museu itinerante da Fiocruz até a próxima sexta

Moradores podem conferir diversas atrações gratuitas, como o planetário e ainda ficar por dentro de conceitos científicos participando de brincadeiras e observando experimentos



Imagens: Thiago Loureiro e Igor Lima
Felipe Carvalho - Uma forma diferente de aprender Ciências, cheia de descobertas e interatividade.  Assim foi o primeiro dia do projeto “Ciência Móvel – Museu da Vida” desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz em parceria com a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, no Ginásio Municipal de Esportes da Escola Metodista, no bairro Vila Pacaembu. Cerca de 20 mil estudantes das redes municipal, estadual e privada de ensino devem passar pelo museu itinerante que fica na cidade até a próxima sexta-feira (9).

Participaram da cerimônia de abertura, o vice-prefeito Machado Laz, o secretário Municipal de Educação, Professor Lenine Lemos, os secretários municipais de Cultura, Marcelo Lessa e de Esporte e Lazer, Julio Coimbra e os vereadores Antônio Chrisphe, Luiz Claudio Taruga e João Pedro Lemos, além do coordenador do evento, Paulo Henrique Colonese.

O Ginásio de Esportes da Escola Metodista se transformou em um verdadeiro laboratório científico. O projeto Ciência Móvel consiste em três módulos: o primeiro sobre o universo, cuja principal atração é o planetário que projeta o céu do Rio de Janeiro em várias épocas do ano e as constelações e trata questões como o tempo e as estações, uma aula prática de astronomia.

Já o segundo módulo aborda a eletricidade, com a utilização de vários equipamentos interativos, como a pilha humana - um circuito onde os estudante usam suas próprias mãos para investigar a corrente elétrica gerada - , a casa maquete que avalia o consumo dos equipamentos elétricos de uma casa, e a bicicleta que transforma a energia humana em elétrica após as pedaladas.

Neste módulo, também tem a parte de mecânica que brinca com movimento e força, como o sistema de roldanas e a alavanca que levanta cargas pesadas fazendo pouca força, a cadeira girante, que produz um efeito bailarina fechando o corpo de acordo com o aumento da velocidade e a brincadeira mais procurada de todas, o girotec, uma espécie de giroscópio humano, onde o  desafio é se equilibrar e controlar o giro. “Muito bacana aprender todas essas experiências na prática. Confesso que fiquei tonta de tanto girar”, disse a estudante do 4º ano da Escola Municipal Professor Ubirajara Ferreira, Beatriz Vitoria da Costa Torres.

Já o terceiro módulo do projeto consiste nos temas vida e saúde e conta com modelos do corpo humano, sistema reprodutor, a visão e a percepção humana, tem ainda a bancada de microscopia e outra de insetos, onde apresenta o mosquito da Dengue e o barbeiro e o caminhão com sala de vídeo onde passam filmes sobre saúde abordando temas, como a Dengue, a Doença de Chagas e a profissão de cientista. “Todos os módulos são bastante interativos e isso traz um grande aumento de interesse em aprender”, ressaltou o coordenador do projeto Paulo Henrique Colonese.

Educação além dos muros da escola

O projeto conta ainda com jogos interativos, como o da vacina – o desafio é que todo mundo consiga chegar ao posto de saúde e seja vacinado e no caminho conhece as vacinas e as doenças - e o da água – percurso que tem por objetivo chegar no centro de uma cidade e no trajeto é descoberto várias formas de preservar a água como recurso natural – . As atividades são livres, com exceção do planetário e caminhão que acontecem em sessões de meia hora.

De acordo com o secretário de Educação de Queimados, professor Lenine Lemos, o projeto vai receber cerca de 300 estudantes da rede municipal a cada hora. “Essa é uma missão traçada pelo prefeito Carlos Vilela, a educação ir além dos muros da escola. Aqui, nossos estudantes vivenciam na prática uma aula de ciências”, afirmou. Já o vice-prefeito Machado Laz, que representou o prefeito Carlos Vilela, ressaltou que “a atividade lúdica desperta o interesse e a curiosidade dos alunos e estimula o trabalho de todo o corpo docente”.

SERVIÇO:

Assunto: Projeto Ciência Móvel
Data: De 6 a 9 de junho
Local: Ginásio Municipal de Esportes (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/º - Vila Pacaembu
Horário: 8h às 17h
Entrada: Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.