segunda-feira, 17 de julho de 2017

Corrida de trote faz sucesso e atrai multidão em Queimados

Tradição familiar vira roteiro turístico e prefeitura pretende dar apoio ao esporte com profissionalização de pista e criação de associação da categoria

Uma tradição familiar que não passava de um lazer de final de semana virou roteiro turístico em Queimados, na Baixada Fluminense. A corrida de trote, que acontece uma vez por mês no Sítio da Amizade, no bairro das Piabas, vem ganhando visibilidade e chamando a atenção de olheiros e autoridades no assunto, tanto pela média de público que chega a cerca de 5 mil pessoas por edição, quanto pela qualidade do evento que ganhou neste mês um reforço importante: o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que pode acarretar na profissionalização da primeira pista do esporte na Baixada e também na criação de uma associação da categoria no Estado do Rio.

No último domingo (16), a corrida novamente foi um sucesso e recebeu a visita de várias personalidades, desde o ramo de criação, eventos e até de turismo, entre eles o diretor de marketing da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TURISRIO), Luiz Henrique Garcia, o proprietário de cavalos do Jockey Clube do Rio, José Carlos, o Secretário Municipal de Cultura de Queimados, Marcelo Lessa e o superintendente de Turismo de Nova Iguaçu, Paulo César Faísca.

As grandes estrelas do evento ficaram por conta do cavalo argentino que atende pelo apelido de “Sucesso” e as éguas Lucila e Simone, todos da raça American Trotter, responsável pela maioria das mestiçagens nas fazendas e sítios da cidade. O percurso da pista, ainda amadora, é de pouco mais de 1,6 mil metros, realizado numa média de apenas dois minutos. A largada, um dos momentos mais emocionantes, é feita em movimento com os concorrentes todos alinhados.

Diferente do turfe, em que o cavalo corre com o jóquei sobre ele, no trote, o animal puxa o sulky, uma charrete muito leve. Durante uma corrida, o animal que mudar a andadura (deixar de trotar) é desclassificado.

De acordo com o Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Queimados, Marcelo Lessa, a prefeitura dará apoio aos organizadores para profissionalizar a pista e também na parte burocrática para a criação de uma associação do esporte no estado. “Nosso objetivo é difundir esse esporte que muitos não sabem que temos aqui na Baixada, acham que só tem em São Paulo. Queremos montar um campeonato de trote do Rio de Janeiro com seletivas em várias cidades”, destacou.

A pista de trote de Queimados foi construída há 22 anos pelo primeiro proprietário do Sítio da Amizade, já falecido. De lá para cá, o evento tem atraído centenas de famílias. “É um local onde podem competir, mas ainda sem aquela cobrança de uma corrida profissional, trabalhamos como amadores,  mas temos conseguido revelar muitos talentos e incentivar muitos criadores. A participação dos cavalos mais preparados e até internacionais ajuda muito na criação de parâmetro e desenvolvimento dos animais”, explicou o organizador do evento,
Francisco Franklin.


Evento atrai diversas famílias

O primeiro vencedor do dia foi Carlos Alberto da Silva, de 40 anos, que chegou a receber uma proposta de R$ 20 mil para vender seu potro, porém recusou a oferta. Pai de duas meninas, ele faturou R$300 + troféu e está empolgado com a ideia de competir numa pista profissional.  “Sempre trago a minha família para curtir este evento e fico feliz em ver que as autoridades estão interessadas em melhorar e estrutura do espaço. Meu potro está iniciando a carreira agora e corre até sete quilômetros, por isso foi fácil para ele aqui já que a pista tem apenas 1.609 metros”, contou.

Já a moradora do bairro Vila São João, Viviane Meireles, de 41 anos,  assiste às corridas há mais de cinco anos e ressalta o contato da natureza com a emoção do esporte. “É um lazer com segurança. Aqui temos boa comida, bebida e diversão. Tudo no mesmo lugar. Venho sempre”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.