segunda-feira, 24 de julho de 2017

Idosos realizam plantio de palmeiras em Queimados

Secretaria da Terceira Idade pretende implantar Dia do Idoso no Meio Ambiente


Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- Incentivar as pessoas a plantarem e a cuidarem do meio ambiente é uma tarefa importantíssima e, em Queimados, na Baixada Fluminense, até os idosos estão comprometidos com o meio ambiente. E por isso a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Terceira Idade (SEMTI), realizou, na manhã desta segunda-feira (24) o plantio de sete mudas de palmeiras no pátio do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade. O evento contou com a participação de aproximadamente 30 pessoas.

As mudas de palmeiras utilizadas na plantação foram arrecadadas no projeto de “Doação de Mudas” do Jardim Botânico e a escolha ocorreu através de uma votação no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI). O Secretário Municipal da Terceira Idade, Carlos Albino, participou da seleção e explicou a escolha: “Eles mandaram um catálogo para a gente com as plantas que estavam disponíveis e aqui fomos mostrando para todos da secretaria e eles escolheram. E claro que a mais bonita ganhou”.

Foto: Igor Lima
O projeto destaca aos idosos a importância do cuidado com o meio ambiente. O secretário Carlos Albino ainda ressalta que o objetivo não é só incentivar, mas também mostrar para eles que não há idade para realizar boas práticas ambientais: “Queremos que eles passem esse aprendizado a diante, que os filhos e os netos possam ter essa preocupação. Temos apenas 10% da mata atlântica, se não cuidarmos, poucos poderão usufruir”.

Foto: Igor Lima
A atividade é tão importante que a secretaria da Terceira Idade pretende instituir no calendário oficial do município a data de 24 de julho como "o Dia do Idoso com o Meio Ambiente", na cidade: “Levamos a proposta para a Câmara dos Vereadores e, se conseguirmos, iremos realizar todos os anos esse evento para conscientizar e incentivar a população cada vez mais”.

Foto: Thiago Loureiro

Os idosos aprovaram o projeto. A aposentada Aldemira Correia, 71 anos, moradora do Bairro São Roque, participou do plantio e falou sobre o costume de plantar árvores durante toda sua vida: “Gosto muito de plantação e até tenho um espaço reservado para plantar em minha casa. Agora planto lá e aqui no CELTI e quem ganha é o meio ambiente. Essa ação é muito importante para todos nós”.

Para mais informações sobre o projeto, procure a Secretaria Municipal da Terceira Idade, na Avenida Maracanã, s/n, Vila Pacaembu, de segunda à sexta-feira, de 08h às 17h. Ou pelo telefone: 2665-6526.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.