quinta-feira, 6 de julho de 2017

Palco do Teatro Metodista vai se transformar em ringue com a apresentação da peça O Último Lutador

Espetáculo teatral que utiliza como pano de fundo o universo da Luta Livre será exibido em duas sessões gratuitas na próxima segunda-feira em Queimados


Dine Estela: As cortinas serão estendidas e o palco do Teatro Metodista vai se transformar em um verdadeiro ringue de luta livre. Mas não se trata de algum confronto de artes marciais ou MMA, mas sim do espetáculo teatral “O último lutador”, que será exibido em duas sessões, na próxima segunda-feira (10), às 17h30 e às 20h, em Queimados. A peça  com apresentação inédita na cidade, vai discutir as divergências das relações familiares baseadas numa história de um clã de lutadores. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

A distribuição dos ingressos terá início uma hora antes de cada apresentação e será por ordem de chegada. O espetáculo dirigido por Marcos Nauer e Teresa Frota sugere uma abordagem a partir da origem do Vale Tudo, modalidade de combate que deu vida ao hoje difundido MMA. Na história, com a ajuda de uma produtora de televisão, um antigo lutador pretende unir sua família através de um campeonato milionário.

O ator Marcos Nauer afirma ter tido a ideia de escrever o “Último Lutador” ao ouvir a música “Um Homem também chora”, de Gonzaguinha. "A luta diária pela aceitação, pelo perdão, pela superação dos limites e pelo amor pode ser facilmente identificada pelo espectador. A família, com todas suas contradições, é a grande protagonista nesse ringue que chamamos vida”, afirma.






De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, Marcelo Lessa, ampliar o acesso ao teatro tem sido uma das prioridades do governo municipal. “Temos buscado através de parcerias trazer várias peças de qualidade para o nosso teatro e, assim, movimentar essa parte cultural que tantas pessoas gostam e não têm a oportunidade de ir com frequência. É uma missão traçada pelo prefeito Carlos Vilela que estamos procurando seguir à risca”, destacou.

Em pouco mais de seis meses de governo, a Secretaria Municipal de Cultura já proporcionou várias peças gratuitas para a população queimadense, entre elas: “Qualquer Gato Vira Lata”, “Apesar de Você”, “A Paixão de Cristo”, e por último, o musical “O Grande Sucesso”.

O espetáculo

“O último lutador” narra a história de Caleb, um antigo lutador que teve certa fama na juventude, mas que, na velhice, ganha dinheiro com brigas de galo. A peça começa no fim do ano de 1992, quando o Brasil amargava as políticas econômicas do então presidente Fernando Collor de Melo. No passado, Caleb pôs seus dois filhos, Tito e Enosh, no ringue, como inimigos em uma luta da qual só um poderia sair como vencedor. O tempo, porém, não foi suficiente para apagar a mágoa que filhos e pai, desde então, guardam uns dos outros. Na terceira geração, Daniel e Davi também não têm boas relações com sua família. Reunir todos esses, oferecendo a oportunidade de ressignifiar suas existências, e melhorar suas vidas financeiras, é talvez o último desafio que Caleb assume para si.

O drama escrito por Marcos Nauer e por Teresa Frota tem, entre seus vários méritos, o de apresentar bem a história, os conflitos e a evolução da narrativa. A luta, como oportunidade para a raiva, mas também para a união, surge como símbolo tão controverso quanto potente. O fracasso, real, mas também possível, se apõe ao sucesso na mesma medida em que, em sua complexidade, com ele se iguala. O espectador acompanha tudo, elegendo seus favoritos, tomando suas posições. Enquanto isso pensa em temas como laços de sangue, destino, obstinação e, sobretudo no valor que há em acreditar em si próprio e em não perder a chance de recomeçar.

A produção é a primeira no Brasil que utiliza o universo da Luta Livre como ferramenta dramatúrgica, mas, na verdade, a peça busca mostrar que por trás de guerreiros, gladiadores modernos, existe um lado humano e familiar. E como nem sempre é fácil viver em família, como as diferenças podem mudar os destinos das pessoas, mas que nunca é tarde para pedir perdão e ser perdoado.


SERVIÇO:

Peça: “O último lutador”

Onde: Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n – Vila Pacaembu)

Quando: 10 de julho – Segunda-feira

Horário: Apresentações às 17h30 e às 20h

Quanto:  Entrada gratuita

Classificação: Livre

FICHA TÉCNICA:

Ideia Original: Marcos Nauer
Texto: Marcos Nauer e Teresa Frota
Direção: Sergio Módena
Supervisão de dramaturgia: Teresa Frota
 Elenco: Rogério Freitas, Stella Freitas, Marcos Nauer, Antonio Gonzalez, Glaucio Gomes, Thais Belchior, Daniel Villas e Ana Velloso
 Diretor assistente: André Viéri
Música Original: Marcelo Alonso Neves
Iluminação: Tomás Ribas
Cenário: Aurora dos Campos
Figurino: Antonio Guedes
Fotografia: Milton Menezes
Instrutor de lutas: Milton Vieira – Rio Fighters
Instrutor de jeet kune do: Paulo Pereira – Kalirio
Preparador corporal para o tango: Edio Nunes
Fotos e Programação Visual: Milton Menezes
Produção Executiva: Edésio Mota
Produção Geral: Frederico Reder
Realização: Brain+ e Foco 3 Produções Artísticas

Um comentário:

  1. O teatro engrandece muito o indivíduo culturalmente,Queimados precisa desse tipo de evento e a população agradece.
    Marilene Gomes

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.